Uma ação social da Secretaria Municipal da Saúde marcou a manhã desta quinta-feira, dia 10, no bairro Santos Dumont. Servidores da Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado de Souza realizaram entrega de donativos arrecadados para uma creche comunitária do bairro. Alimentos e brinquedos foram doados, beneficiando mais de 20 crianças, entre meninos e meninas com idade de 1 a 14 anos.
A atividade faz parte do 'Desafio da Saúde', nome dado à iniciativa criada pelos próprios profissionais da Unidade, cujo principal o objetivo é estimular práticas saudáveis no ambiente de trabalho através de uma programação repleta de atividades físicas, alimentação balanceada e também ações filantrópicas. Para o idealizador do Desafio, o enfermeiro Mouriso Ribeiro, é gratificante sentir que a colaboração dos colegas tem tido êxito.
"Tivemos 32 inscritos no 'Desafio da Saúde' e sem dúvida isso facilitou bastante a arrecadação. Assistentes sociais, enfermeiros, auxiliares, médicos, dentistas e técnicos da Unidade de Saúde, todos somaram forças para conseguir os donativos", diz o enfermeiro.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a humanização do atendimento é uma preocuoação constante da Prefeitura de Aracaju. "Humanizar os serviços é compromisso da rede municipal de Saúde. Ações como essas são um exemplo do carinho e atenção que a população recebe através das Unidades de Saúde da Capital", destaca o secretário.
Atividade
Durante a entrega de donativos na creche 'Hotelzinho, Sonho de Criança' os profissionais da saúde realizaram uma confraternização. Lanche e muitas brincadeiras marcaram o momento de alegria. Para Maria Goreti, que é a dona do espaço e também cuida das crianças, a ajuda veio em boa hora.
"A creche é mantida pela colaboração de todos moradores e toda ajuda é bem vinda. Ficamos muito felizes por receber esse presente dos servidores da USF José Machado de Souza. Os brinquedos arrecadados com certeza farão a alegria dessas crianças", afirma dona Maria Goreti.
Conheça o Desafio
Combater males como a hipertensão, excesso de peso e colesterol alto são algumas das metas do 'Desafio da Saúde'. O projeto é um estímulo para que o próprio profissional da saúde adote hábitos saudáveis na rotina. Durante três meses os inscritos participam de um acompanhamento integral a fim de obter resultados como a perda peso e, em consequência, melhora da qualidade de vida.
A iniciativa conta com o apoio do Núcleo de Alimentação e Nutrição da SMS e o Programa Academia da Cidade. Durante os 90 dias de duração da ação, o Pólo de Atividades Físicas, localizado na Praça Ulisses Guimarães, bairro Santos Dumont, está acolhendo os profissionais, e o Núcleo de Nutrição mobilizou três nutricionistas e oito estagiários de nutrição para realização de um acompanhamento nutricional mensal junto aos inscritos.