PMA oferece dicas de alimentação saudável

Família e Assistência Social
10/11/2011 17h06
Início > Noticias > 48152

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc), em parceria com o SESI, ofereceu na tarde desta quarta-feira, 9, para o grupo de idosos da Paróquia Santa Luzia, uma palestra sobre educação alimentar. O SESI enviou a nutricionista Larissa Simões, do Programa SESI Cozinha Brasil, para apresentação. O grupo com 30 idosos é assistido pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança, localizado no bairro Inácio Barbosa. O evento teve como objetivo apresentar ao grupo alternativas para uma alimentação saudável e ensiná-los a aproveitar de maneira integral os alimentos.

Com atenção, os idosos assistiram à explicação que detalhava a importância de cada alimento. Com base na realidade de pessoas com idade avançada, Larissa Simões falou sobre a necessidade de alguns hábitos importantes para um prolongamento da vida, como se alimentar 3 vezes ao dia, evitar liquido nas refeições, diminuir o consumo de café e controlar o sal e o açúcar. "Meu alimento é o meu remédio", é a frase que resume o pensamento da nutricionista Larissa Simões. Para ela, educar as pessoas ensinando-as a se alimentarem melhor previne o desenvolvimento de muitas doenças e ameniza complicações nas já existentes.

O psicólogo do Centro de Referência, Roberto Almeida, acompanhou os idosos no evento e explica como a melhora na alimentação pode refletir no psicológico do individuo. "Se alimentar de forma saudável altera até o humor das pessoas. Se sentir saudável faz bem para a auto-estima". Ele ressalta que não é tão difícil fazer essas mudanças e a idéia de que tudo que é saudável não é saboroso é equivocada. Ele faz referência ao próprio bolo feito com casca de banana que foi distribuído na palestra. Roberto enfatiza para os participantes a necessidade de pôr em pratica o que aprendeu.

Conceição Soares, aos 66 anos, preocupada com sua saúde, tem consciência de que uma boa alimentação pode garantir mais alguns anos de vida. Ela já teve um Acidente Vascular Cerebral e apresenta problemas de colesterol. "Minha alimentação já está mudada há algum tempo, vim a essa palestra para poder reforçar meus hábitos e aprender sobre as possíveis alternativas alimentares", disse. Conceição ficou impressionada com a quantidade de receitas que podem ser executadas com cascas e talos, parte dos alimentos não aproveitável para a maioria das pessoas.

As próximas palestras serão realizadas no dia 14 de novembro, na igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, localizada no Orlando Dantas, e no dia 24 de novembro, na unidade sócioeducativa do São Conrado, localizado no bairro de mesmo nome.