Prefeitura entrega projeto de novo Creas ao MDS

Família e Assistência Social
16/11/2011 11h47
Início > Notícias > Prefeitura entrega projeto de novo Creas ao MDS

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), encaminhou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o projeto de construção de um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). No mês passado, o município de Aracaju foi contemplado com recursos do Governo Federal para a ampliação da rede de proteção social especial.

Os recursos estão previstos para 2012, segundo o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. Ainda de acordo com Bosco, o novo Creas será construído no bairro 17 de Março, na região do Santa Maria. "É na região do Santa Maria onde há maior concentração de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e onde se registram os maiores índices de pobreza e, consequentemente,  de maior vulnerabilidade social", explicou Bosco Rolemberg.

O secretário informou que o novo Creas não deverá ser temático, como ocorrem com os equipamentos que já existem na rede de proteção social especial. "Nossa proposta é que este Creas ofereça todos os serviços da média complexidade, cumprindo meta estabelecida no Plano Decenal do município de Aracaju", disse.

Serviços

O Creas do bairro 17 de Março deverá oferecer os serviços de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (violação de direitos); de Abordagem Social, de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto; Serviços Especiais para Idosos e Pessoas com Deficiência, conforme o MDS. O equipamento social terá capacidade para atender até 80 casos por ano.

A construção do novo Creas vai obedecer aos padrões do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que disponibiliza aos municípios a planta da obra, como informou a coordenadora de Planejamento da Semasc, Cristiane Oliveira.