A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), iniciou nesta quarta-feira, 16, uma grande operação de limpeza na avenida Euclides Figueiredo, entre os bairros Japãozinho e Porto D'anta. "Identificamos que muitos moradores e pessoas de outras regiões estavam utilizando a margem da avenida para fazer o descarte irregular de lixo. Foi nesse sentido que decidimos realizar essa operação de limpeza com o intuito de recolher todos os resíduos e conscientizar os cidadãos de que não há necessidade de jogar lixo naquele local", enfatiza Reinaldo Souza, coordenador do Aterro Controlado.
O serviço foi iniciado na manhã desta quarta-feira com o apoio de duas máquinas e dois caminhões. "Ao longo de toda a avenida onde está localizado o lixo, faremos o recolhimento com a finalidade de mostrar a todos que ali não é o local adequado para o descarte. O serviço deve durar até a próxima sexta", informa Reinaldo.
No local foram encontrados lixos domésticos e comerciais, como geladeiras, sofás, entulhos, ossos de animais abatidos em feiras, entre outros. "O material encontrado na avenida Euclides Figueiredo tem procedência doméstica e comercial. O que é preciso, de fato, é que esses cidadãos procurem se conscientizar de que a avenida é um lugar impróprio para descartar o lixo. Quem acaba sofrendo com as consequências são os próprios", destaca o coordenador.
Segundo Reinaldo, será feita uma análise para afixar sinalização na área, como placas que inibam a ação dos infratores. "Descartar lixo em via pública é passível de punição. A sinalização terá uma finalidade educativa para inibir o descarte de resíduos, que, infelizmente, já virou um ato comum naquela região", acrescenta.