O Plano Aracaju Sem Miséria conta com um novo eixo de ação para erradicar a miséria na capital sergipana. Isso porque o prefeito Edvaldo Nogueira assinou o termo de adesão do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Para Edvaldo, a adesão ao Pronatec fortalece as ações de capacitação de mão de obra que já são desenvolvidas pela administração municipal. “O programa do Governo Federal tem a mesma linha de atuação do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju. Será uma forma de ampliar o número de pessoas aptas para inserção imediata do mercado de trabalho”, avalia o prefeito.
Em nível municipal, o Pronatec será gerenciado pela Secretaria da Assistência Social (Semasc), e terá como público-alvo os beneficiários do Bolsa Família, que poderão se matricular gratuitamente em cursos de formação técnica em áreas como construção civil, gestão e gerência, setor automotivo, dentre outros.
Inicialmente serão ofertadas 479 vagas, que serão ministradas através de uma parceria com o Senac e Senai. A previsão é a de que as aulas iniciem já no próximo mês. “Faremos uma mobilização para identificar as pessoas que podem participar dos cursos”, informa o secretário de Assistência Social, Bosco Rolemberg.
Segundo o secretário, a expectativa para o início do programa é muito positiva. “A capacitação de mão de obra é uma área que o município tem experiência, tanto pelo trabalho da Semasc, quanto da Fundação do Trabalho. Esse programa chega em um momento crucial, quando estamos concentrado nas ações de erradicação da pobreza”, comenta.