Caminhada Ecológica será realizada hoje

Saúde
18/11/2011 06h28
Início > Notícias > Caminhada Ecológica será realizada hoje

A Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira e as comunidades do Santa Lúcia e Sol Nascente já estão mobilizadas para a tradicional Caminhada Ecológica: Construindo uma Jabotiana Saudável. Na 10ª edição, o evento será realizado hoje, 18, às 7h30. Seguindo a tradição, a concentração da caminhada será na praça da Igreja Santa Lúcia, do conjunto Residencial Santa Lúcia, com destino à praça do conjunto Sol Nascente. Durante o percurso o Programa Academia da Cidade vai animar o púlbico.

O bairro Jabotiana tem uma área rica em recursos naturais e a caminhada tem contribuído para preservar o meio ambiente. "A caminhada é uma das ações do Projeto Construindo uma Jabotiana Saudável. A partir desse projeto, realizamos durante o ano várias atividades educativas, sempre com apoio das organizações sociais. A nossa estratégia é conscientizar os moradores para minimizar as agressões ao meio ambiente", diz uma das idealizadoras do Projeto Jabotiana Saudável e assistente social da unidade, Neire Deda.

O secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, destaca que a Caminhada Ecológica, realizada anualmente, tem dado uma maior visibilidade à luta do bairro Jabotiana. "As iniciativas foram bem sucedidas e demonstram a importância do Sistema Único de Saúde no cotidiano da nossa cidade. As ações de preservação do meio ambiente no Jabotiana foram construídas graças à boa relação das equipes de Saúde com a comunidade. O resultado não será outro, senão a ampliação do número de pessoas com hábitos mais saudáveis e ecologicamente corretos", diz o secretário.

Depoimentos

Para o agente Comunitário de Saúde, Quélcio Silva, a grande Caminhada Ecológica desse bairro tem um papel importante porque ajuda a ampliar às ações de defesa do meio ambiente. "A caminhada estimula a mudança de comportamento da comunidade com relação aos cuidados com o meio ambiente", afirma.

Há apenas quatro anos, o casal Aurélio Soares de Abreu e Vânia de Abreu mora no bairro. Antes, eles residiam no Siqueira Campos e já estão envolvidos com a luta pela preservação ambiental. "Aqui temos qualidade de vida. Moramos de frente pra mata. Temos muita ventilação natural, por estarmos próximo ao mar e queremos continuar nesse ambiente saudável", festeja Aurélio.