Secretário de Educação recebe Medalha Abdias Nascimento

Educação
17/11/2011 15h06
Início > Noticias > 48235

O secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Sergipe como personalidade negra que contribui para o desenvolvimento do estado. A condecoração aconteceu durante sessão especial nesta quinta-feira, 17.

Para o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, a homenagem é um momento oportuno para despertar a importância da reflexão em torno da consciência negra. "Nos sentimos orgulhosos quando recebemos uma premiação tão significativa, concedida por uma instituição de tamanho respeito e credibilidade. É um reconhecimento de que existe uma parte da população aracajuana que precisa ser reconhecida e ocupar seu espaço. E uma homenagem que, certamente, a Assembléia Legislativa faz a todo povo de Aracaju", disse orgulhoso o Secretário.

Cinquenta personalidades que se destacaram em vários segmentos da sociedade também receberam a medalha. Entre elas promotores, juízes, deputados, vereadores e pessoas das raízes principais da matriz afro descendente de religiosidade.

A deputada estadual, Conceição Vieira (PT), ocupou a tribuna da Assembléia Legislativa, para destacar a entrega aos homenageados. "Esse é um ato comemorativo aos povos afrodescendentes. É uma homenagem aos negros e negras aqui presentes que têm contribuído com a nossa sociedade", disse a deputada.

Abdias Nascimento

Abdias Nascimento é um ex-senador negro, nascido em Franca, São Paulo. É um estadista que no ano passado foi indicado para receber o Nobel da Paz. Abdias é ainda Professor Emérito da Universidade do Estado de Nova Iorque e Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal da Bahia, Universidade do Estado da Bahia e Universidade Obafemi Awolowo, em Ilé Ifé, Nigéria. Atua no movimento social afro-brasileiro desde a década de 1920, quando protestou contra a exclusão de negros da Guarda Municipal de São Paulo. Participou da Frente Negra Brasileira nos anos 1930, e ajudou a organizar o Congresso Afro-Campineiro em 1938.