Famílias comemoram novas residências

Agência Aracaju de Notícias
20/12/2011 09h47
Início > Notícias > Famílias comemoram novas residências

Entre as 281 novas famílias do conjunto habitacional Jardim Santa Maria, construído pela Prefeitura de Aracaju no bairro Santa Maria, é impossível não notar dona Marly Coelho. Uma senhora muito alegre, conversadeira e animada, mãe de cinco filhos, trabalha com vendas de cosmético e durante os 50 anos da sua vida, sempre carregou um sonho: ter uma casa própria. Há três anos, quando descobriu o programa federal ‘Minha Casa Minha Vida', fez logo sua inscrição, e hoje não esconde no rosto a satisfação de entrar na sua casa nova. "Quando recebi a notícia, foi o momento mais feliz da minha vida".

O programa tem o intuito de erradicar o déficit habitacional da cidade e beneficia as famílias com renda entre um e três salários mínimos. A prestação cobrada pela Caixa Econômica Federal (CEF), que financiou o empreendimento, corresponde apenas a 10% da renda. "Eu pagava um aluguel muito caro e agora só pagarei R$60,00 por mês. Vai dar para ajeitar no orçamento, além de ter a alegria de estar pagando uma casa que é minha", conta dona Marly.

Segundo a beneficiada Rosilene Magalhães, secretária doméstica e inscrita no programa há dois anos, a casa própria trouxe outros benefícios além da moradia fixa. "Moro há 15 anos de aluguel e tive que abrir mão de morar com os meus dois filhos porque a casa era muito apertada", conta ela. Com a casa nova, dona Rosilene terá mais espaço para sua mobília e poderá ter o prazer de conviver com seus filhos novamente.

Dona Marly está muito satisfeita com a medida da Prefeitura de Aracaju. "Esse programa foi a coisa mais maravilhosa. Eles fizeram isso em benefício dos mais necessitados, que moram de aluguel e não têm como criar os filhos direito, já que toda hora precisam mudar de local", conta dona Marly. Seu filho de cinco anos, Edisson de Souza Júnior, também está muito feliz com a casa nova. "Aqui tem muito espaço para brincar e correr", conta ele, animado.

Jaqueline Oliveira da Silva, autônoma, nunca perdeu as esperanças em ter a casa própria. "Foi muita felicidade. Não esperava ter sido contemplada. Estávamos na batalha há muito tempo, e agora temos nosso próprio lar. Sempre tive esperança, mas não estava esperando ganhar uma casa", conta ela.

Programas

Somente na atual gestão, já foram entregues cerca de 2.481 unidades habitacionais em Aracaju. Esse número reflete a preocupação da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) em ajudar as pessoas a terem um lugar digno para morar com um baixo custo. Além da adesão ao programa ‘Minha Casa, Minha Vida', a administração municipal também estabelece parceria com outros projetos destinados à construção de empreendimentos populares.

O Programa de Arrendamento Residencial (PAR) já possibilitou ao município a entrega de 2.574 residências, que resultou na construção de 13 empreendimentos na capital sergipana, sete deles somente na atual gestão municipal. Os recursos provenientes do programa somam uma quantia acima de R$ 107 milhões.