Começaram os preparativos para o ‘Canta Servidor 2011’

Funcaju
18/11/2011 10h18
Início > Notícias > Começaram os preparativos para o ‘Canta Servidor 2011’

Aconteceu na última quinta-feira, 17, na Escola Oficina de Artes Valdice Teles, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), o processo de triagem para os inscritos do ‘Canta Servidor 2011'. O concurso, realizado pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), faz parte das comemorações do ‘Dia do Servidor Público' (celebrado oficialmente no último dia 28 de outubro) e tem como objetivo integrar todas as secretarias do município e, principalmente, valorizar os profissionais que prestam serviço à cidade.

Segundo o diretor da Escola de Artes e coordenador do concurso, José Eugênio, nesta fase de triagem os candidatos passam por uma avaliação de afinação, letra e melodia, e podem escolher se cantarão ao lado de uma banda base ou não. "Esta é a fase inicial do concurso. O candidato canta uma vez sozinho e uma segunda vez acompanhado pela banda base. O diretor musical é quem dará as primeiras instruções e quem o acompanhará durante os ensaios, auxiliando-o em relação à harmonia, melodia, afinação, acorde e ao tom de voz", explica Eugênio.

Em sua terceira edição, o concurso conta com um número de dez inscritos, sendo sete na categoria ‘Amador' e três na ‘Profissional', ambas podendo incluir músicas inéditas ou não inéditas. Após o processo inicial de triagem, os candidatos enfrentarão a primeira eliminatória, realizada no próximo dia 18, e daí em diante seguem com ensaios até a data da apresentação, que acontece no dia 24 de novembro, em local a ser definido pela comissão organizadora do concurso.

Participantes

Este ano, o concurso surpreendeu pelo número de estreantes. Participaram inúmeros funcionários que, apesar de nunca terem cantado no projeto, resolveram se inscrever, seja por vontade própria ou pela forte influência dos colegas, a exemplo da diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra. "Eu costumo cantar sozinha, no meu dia-a-dia. Às vezes, eu canto uma bossa nova em público, mas só em festa de amigos. Mas de tanto insistirem para eu participasse do concurso, aqui estou eu... E confiante!", conta.

O funcionário Napoleão Melo, da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), também participa do concurso pela primeira vez. Cantor profissional, inclusive com um CD gravado, ele revela que o projeto é uma ótima oportunidade de divulgar seu trabalho. "Eu canto e componho, mas há seis anos já não faço mais isso. Com o concurso, eu lembrei da época em que cantava em bares e casamentos. Estou concorrendo na categoria Profissional, com uma música inédita, para divulgar esse minha outra faceta", comenta Napoleão.

Premiação

No concurso, serão premiados os dois primeiros colocados das categorias ‘Amador' e ‘Profissional'. Para a categoria ‘Amador', o segundo lugar ganhará um celular Blackberry e o vencedor leva uma caixa de amplificadores. Já o segundo colocado na categoria ‘Profissional' ficará com uma TV LED 21" e o primeiro lugar ganha a gravação de um DVD próprio. A entrega dos prêmios acontecerá no dia 25 de novembro, no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), durante a festa de confraternização dos servidores públicos de Aracaju.