"Combate à dengue!". Esse foi o chamado que os moradores do bairro Lamarão, zona norte de Aracaju, ouviram durante toda esta quarta-feira, 17, feito pelos agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A força-tarefa, uma parceria entre a Saúde e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), reforçou o combate à doença além da limpeza de terrenos baldios e áreas públicas da comunidade.
O trabalho foi dividido entre os dez agentes de endemias que saíram pelas ruas do bairro para vistoriar as residências e identificar possíveis locais de procriação do mosquito Aedes aegypti, realizar o trabalho educativo com os moradores, além de limpar os reservatórios e destruir os objetos descartáveis que acumulem água parada. Enquanto o trabalho era feitos dentro das casas, os agentes da Emsurb faziam a limpeza dos principais locais públicos que pudessem oferecer qualquer abrigo para as larvas do mosquito.
O supervisor de endemias Gênisson Barbosa, explica que o Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) na região está em uma média de 1,6 (que representa médio risco) e que os moradores do Lamarão não têm oferecido resistência quanto à entrada dos agentes de endemias. Contudo, a cada visita são encontrados os mesmos erros que comprometem o controle da doença.
"Ainda encontramos as lavanderias servindo como reservatório de água, sem serem limpas semanalmente, servindo assim como abrigo perfeito para a dengue. Outro problema é o fato dos catadores de produtos recicláveis recolherem o material da porta dos moradores e parte do lixo descartado ser jogado em terrenos baldios e áreas públicas, como aconteceu mesmo até no quintal da Igreja Católica aqui do bairro", relata o supervisor.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, alerta para o fato que o combate à dengue é responsabilidade de todos. "Com pequenas ações, é possível manter o mosquito longe de casa, como não deixar água parada nas lavanderias, lavar corretamente esses reservatórios pelo menos duas vezes por semana, virar garrafas e outros objetos que acumulem água. E é nesse período com chuva e sol alternados, que o mosquito da dengue se desenvolve, portanto precisamos tomar cuidado".
Exemplo
Um exemplo de moradora que se previne contra a dengue com pequenas ações diárias vem da dona de casa Anaílde Vieira, que limpa regularmente a lavanderia e os vasinhos de água do cachorro, além de virar todas as garrafas de cabeça para baixo.
"Imagina só passar o final do ano em cima da cama doente? Deus me livre! Por isso, mais do nunca, eu me cuido sempre, educo as minhas filhas e converso com meus vizinhos. Se cada um faz sua parte, recebe a visita dos agentes que tem um olhar mais apurado para achar aquela larvinha e é educado para jogar lixo na lixeira, todos ganham", ressalta.
A força-tarefa segue nesta sexta, 18, e sábado 19, para o bairro Santa Maria, zona sul da cidade, onde fará esse mesmo trabalho no combate contra a dengue.