Estudante da rede municipal recebe prêmio de redação da TV Sergipe

Educação
18/11/2011 11h34
Início > Noticias > 48251

Nesta quinta-feira, 17, o estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, Igor Santos Nascimento, 14, segundo colocado no concurso de redação da TV Sergipe, foi premiado com um notebook e uma TV LED de 26 polegadas. Na solenidade que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, também estiveram presentes representantes da Secretaria Estadual de Educação, além do diretor de Jornalismo da emissora, Roberto Gonçalves, juntamente com o diretor comercial, Vítor Amaral.

A professora de Língua Portuguesa, Maria de Fátima Viana, é uma das responsáveis pela conquista neste concurso de redação. Foi ela quem direcionou o estudante sobre o tema proposto e aprimorou técnicas redacionais e de argumentação. "Meu aluno já havia participado de outro concurso promovido pela TV Sergipe, que exigiu a elaboração de uma poesia sobre a emancipação da capital sergipana. Mas desta vez, o gênero textual não destacava versos, mas a prosa. Expliquei como se estruturava uma dissertação argumentativa e o orientei nas pesquisas", revelou a professora muito orgulhosa pela premiação.

"Minha professora de Língua Portuguesa fez a divulgação na escola e estimulou todos os estudantes da turma. Fui instigado a fazer algumas pesquisas e a construir um argumento positivo sobre o papel da televisão que é informar e divertir a população. Defendi no meu texto que a TV não só divulga notícias ruins, mas coisas muito boas também. Além disso, ela tem o papel de transformar a sociedade", contou o estudante, contando como encerrou os argumentos do seu texto.

Para o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, iniciativas desta natureza devem ser sempre estimuladas. "O tema proposto pelo concurso é de fundamental importância, pois a televisão não é só um instrumento de entretenimento, ela também serve para trazer informações, novos conhecimentos e influências para o cotidiano. Ao propor a reflexão do tema, levamos os alunos a uma análise da realidade para que eles possam transformá-la e mudá-la para melhor. Estamos felizes com o resultado alcançado pelo nosso aluno e sobretudo pela quantidade de estudantes que ousaram participar de importante evento de estímulo à leitura e escrita", afirma.

Concurso

Com o tema 'A responsabilidade social da televisão', o concurso mobilizou alunos e professores do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, com o objetivo de desenvolver ações focadas na escola pública voltadas para práticas reflexivas e de motivação.

Foram premiadas as redações de seis alunos, sendo três na categoria ensino fundamental e três na categoria ensino médio. O primeiro colocado por categoria ganhou um notebook e uma TV LED de 42 polegadas. O segundo colocado, também de cada categoria, recebeu um notebook e uma TV LED de 26 polegadas. Já os trabalhos que ficaram em terceiro lugar ganharam um notebook e uma TV LED de 22 polegadas. Além da premiação destinada aos alunos, o professor orientador de cada categoria foi contemplado com um notebook.