Semed investe na formação de professores para atendimento especializado

Educação
18/11/2011 14h07
Início > Noticias > 48252

O ‘Horas de Estudo', programa de formação continuada para professores da rede de ensino de Aracaju, realiza dois cursos sobre atendimento educacional especializado no Centro Municipal de Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos. Essas ações integram uma política de educação especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com perspectivas para a educação inclusiva.

De 21 a 26 de novembro, o curso ‘Autismo: um Desafio na Educação Especial' vai capacitar professores com estratégias e intervenções pedagógicas para crianças com autismo, destacando a importância da fonoaudiologia no atendimento dos alunos especiais. O curso de iniciação à Língua Brasileira de Sinais (Libras) inicia também nesta segunda-feira, 21, e terá duração de um mês. Serão abertas duas turmas - manhã e tarde - com carga horária de 40 horas.

De acordo com Ana Paula Andrade, da Coordenadoria de Educação Especial (COEESP), a rede municipal trabalha com a inclusão de pessoas com deficiência e realiza atendimento educacional especializado com acompanhamento de psicopedagogos, professores intérpretes e outros especialistas a depender do tipo e grau de deficiência. Para efetuar inscrição nos cursos, é preciso se dirigir até esta segunda-feira, 21, à sede da Semed - COEESP, na Avenida Pedro Paes Azevedo, 761, no bairro Grageru.

"Atualmente, a rede municipal atende cerca de 160 estudantes com deficiência. Praticamos a educação inclusiva com esses alunos através do atendimento educacional especializado, no turno oposto ao das aulas por duas ou três vezes na semana. Esses cursos são, portanto, um meio de levar conhecimento e melhores estratégias pedagógicas para a inclusão dos alunos com deficiência no ensino regular", afirmou a técnica em educação especial.

Programa

A Rede Municipal de Ensino promove a formação continuada dos professores regularmente no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Professor Fernando Lins de Carvalho - Cemarh -, localizado na Rua Carlos Correia, s/n. É um prédio específico para que todas as atividades de capacitação dos docentes e também dos funcionários da educação municipal sejam concretizadas com eficácia.