A '10ª Caminhada Ecológica: Construindo uma Jabotiana Saudável' marcou a manhã desta sexta-feira, dia 18, nos conjuntos Santa Lúcia e Sol Nascente. Mais de 800 populares participaram da atividade organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Unidade de Saúde da Família Manoel de Souza Pereira. O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, também prestigiou o encontro, caminhando todo o percurso junto com a comunidade.
"Essa atividade já se tornou uma tradição entre os moradores da Jabotiana. Isso é exemplo de como é essencial a participação popular para a integralidade da assistência proporcionada pela Unidade de Saúde da Família. O evento também dá destaque a uma visão diferente sobre saúde, demonstrando como o ambientalismo também promove benefícios, pois cuidar bem do meio ambiente é cuidar melhor saúde do ser humano", afirma Silvio Santos.
Hoje, pessoas de todas as idades somaram forças por uma Jabotiana mais saudável e preservada. Para a gerente da USF Manoel de Souza Pereira, Carine Garrido, é uma satisfação celebrar com sucesso da 10ª Caminhada Ecológica.
"Toda equipe da Unidade se engajou nesse projeto que completa 10 anos marcados pelo sucesso e compromisso com uma visão ampla de saúde pública. A caminhada é um momento de mostrar a importância dos hábitos saudáveis e conscientizar as pessoas de que, cuidando do meio ambiente, também podemos combater problemas de saúde na região como dengue, leishmaniose e outros", destaca Carine Garrido.
Academia da Cidade
A atividade teve inicio na praça da Igreja Santa Lúcia, do conjunto Residencial Santa Lúcia, e seguiu com destino à praça do conjunto Sol Nascente. Durante o percurso cinco profissionais do Programa Academia da Cidade animaram o público com dança, alongamento e muito atividade. Na região da Jabotiana, um Polo Academia da Cidade já acompanha cerca de 200 pessoas, ajudando a combater o excesso de peso, a hipertensão e outros agravos em saúde.
A vendedora Mary Carvalho é hipertensa e conta que, graças à Academia da Cidade, a cada ano fica mais fácil completar o percurso. "Já participo desde a primeira edição do evento. Esse ano a caminhada foi mesmo nota dez. Como já venho frequentando as aulas de aeróbica junto à Academia da Cidade, me sinto mais estimulada e percebo ficou menos cansativo completar o desafio", diz.
Já o militar aposentado, Clóvis da Silva, sofre de diabetes e também é acompanhado pela Academia da Cidade. "É a pela primeira vez que faço essa caminhada. Gostei muito da oportunidade. Como faço exercícios frequentes na Academia da Cidade, sinto que minha coordenação motora está bem melhor e por isso consegui completar 100%", revela.
Conscientização
Moradores também recolheram lixo jogado em locais inadequados durante 10ª Caminhada Ecológica. "O caminhão do lixo sempre passa por aqui e durante a semana e tem um dia só para a coleta seletiva. Mesmo assim, ainda tem gente que não liga e joga lixo na ruas. Todos precisam ter mais consciência para preservar o nosso bairro", denuncia o aposentado Zé Firmino, 75 anos, enquanto recolhia o lixo jogado na beira de um córrego.
"A caminhada também é uma forma de mostrar a importância de construir um movimento de saúde amplo adotando uma cultura de respeito à natureza e de cidadania ativa. Precisamos preservar as riquezas naturais da Jabotiana que ainda pode ser considerado um bairro verde com lagoas, trechos de mata, brejo, manguezal e passagem do Rio Poxim", avalia Antônio Vanderlei, ambientalista e membro do Movimento Jabotiana Viva.
Continuidade
O encontro foi encerrado na praça do conjunto Sol Nascente, onde todos os participantes deram as mãos como forma de lembrar o papel de cada na busca por uma Jabotiana cada vez mais saudável. O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, então aproveitou o memento para parabenizar os presentes pelo comprometimento e fazer um pronunciamento importante.
"Nos próximos meses a Secretaria de Saúde estará investindo em mais iniciativas como essa. Através da Coordenação de Promoção à Saúde, Programa Academia da Cidade planejamos ampliar as caminhadas para outros bairros beneficiando também outras comunidades da Capital", revelou o secretário.