Saúde do Homem será discutida durante Seminário

Saúde
18/11/2011 17h44
Início > Noticias > 48262

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar na próxima segunda-feira, dia 21, o I Seminário Saúde do Homem com lançamento do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes. O evento acontece no Hotel Mercure, na Orla de Atalaia, a partir das 14h, e vai durar dois dias. A realização desse seminário pretende conscientizar e estimular os homens a procurar as Unidades de Saúde.

"Hoje, os homens adoecem mais e procuram menos os serviços de saúde quando comparado às mulheres e isso precisa mudar, com homens mais conscientes quanto à importância da prevenção", afirma o coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem da Secretaria Municipal de Aracaju, Fabricio Almeida.

Dados revelam que as principais causas de morte de homens na faixa etária de 20 a 59 anos (parâmetro do Ministério da Saúde na elaboração da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), e que corresponde a 41,3% da população masculina ou 20% do total da população no país) são decorrentes da violência ou causas externas, doenças do aparelho circulatório, tumores, doenças mal definidas, doenças do aparelho digestivo e doenças do aparelho respiratório. Tudo isso poderia ser evitado com a prevenção.

Saúde do Homem

Estima-se que em Aracaju, a população total masculina seja de 265.484 habitantes, o que equivale a 46,48% da população total – 561.149 habitantes. O contingente de homens na faixa etária de 20 a 59 anos é de 156.435 habitantes, o que equivale a quase 60% da população total masculina, de acordo com dados do Sistema de Informação da Secretraria Municipal de Saúde.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) foi instituída em 27 de agosto de 2009, através da Portaria Ministerial nº 1.944 no Sistema Único de Saúde, com objetivo de aumentar a expectativa de vida e de reduzir os elevados indicadores da morbimortalidade nessa população.

Núcleo de Prevenção

Durante o seminário, será assinada a portaria que institui o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes. "Os acidentes e as violências no Brasil configuram um problema de saúde pública que tem provocado forte impacto na morbidade e na mortalidade da população. Visando reduzir esse impacto, o Ministério da Saúde (MS) aprovou, pela Portaria nº 344, de 19 de fevereiro de 2002, o projeto Redução da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito – Mobilizando a Sociedade e Promovendo a Saúde, que será desenvolvido pelas gestões federal, estaduais e municipais", explica Sayonara Carvalho, coordenadora de Promoção à Saúde.

"Nessa perspectiva, no próximo dia 21 de Novembro - Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito, será assinada a Portaria Municipal que institui o Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (NUPEVA) no âmbito do SUS Aracaju", completa Sayonara.

Para o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, a partir da criação desse Núcleo (NUPEVA), será possível fazer um mapeamento e traçar estratégias para a rede municipal relacionadas à questão de violências e acidentes. "Dessa forma, teremos como desenvolver e realizar campanhas de prevenção e promoção à saúde com bastante eficiência", conclui.