PMA inclui mais 109 famílias no Cadastro Único

Família e Assistência Social
21/11/2011 10h57
Início > Notícias > PMA inclui mais 109 famílias no Cadastro Único

O resultado da busca ativa realizada pela Prefeitura de Aracaju no conjunto Almirante Tamandaré, bairro Santos Dumont, no último sábado, 19, foi a inclusão de mais 109 famílias no Cadastro Único, instrumento que dá acesso aos programas, projetos, benefícios e serviços do Governo Federal e do município de Aracaju. A ação de buscar as famílias em suas casas e encaminhá-las aos cadastradores teve início às 8h, quando uma equipe de 21 visitadores sociais percorreu as áreas mais pobres do conjunto.

Mais de 400 domicílios foram visitados na manhã do sábado, segundo o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. Durante todo o dia foram realizados 219 atendimentos pelos cadastradores e consultadores. Do total, 178 foram efetivados, ou seja, transformaram-se em 109 inclusões e 69 atualizações cadastrais.  Os demais limitaram-se a informações e orientações.

Entre as pessoas que passaram a integrar o Cadastro Único está Maria José de Jesus, 38 anos, mãe de três crianças. Sua expectativa é a de passar a receber o Bolsa Família e, com isso, reforçar a renda família. "Meu marido está desempregado e a gente está vivendo dos bicos que ele consegue. Por isso, será muito bom receber a ajuda do governo", declarou Maria José de Jesus, informando que desconhecia a necessidade de inscrição no Cadastro Único para ter acesso ao benefício.     

"O leque de benefícios oferecidos através do CadÚnico não se resume ao Bolsa Família. Temos o Benefício de Prestação Continuada (BPC), no valor de um salário mínimo para pessoas idosas e com deficiência, o cartão do idoso, a primeira habilitação, além dos serviços socioassistenciais para crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência vítimas e com direitos violados", explicou o secretário.

A equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semasc) realizou atendimento até às 17h. A próxima busca ativa será realizada no bairro Cidade Nova, no dia 3 de dezembro. A atividade integra as ações do Plano Aracaju sem Miséria, iniciativa da Prefeitura de Aracaju que tem o objetivo de erradicar a extrema pobreza no município.