A oportunidade de exercer a teoria na prática. Esse é o objetivo das aulas experimentais dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Na Unidade de Qualificação e Produção do Núcleo Jardim Esperança, os 25 alunos do curso de cabeleireiro estão experimentando efetivamente os métodos e postura dos profissionais de estética, por meio de mutirões em comunidades carentes e abrigos.
Na manhã desta segunda-feira, 21, os moradores da comunidade do Porto D'anta foram contemplados com as ações do grupo. Segundo a ministrante do curso, a cabeleireira Maria José da Cruz, os serviços de corte, tratamento químico, escova e hidratação são realizados com produtos importados e de alta qualidade.
"Os materiais utilizados pelos alunos são os mesmos encontrados em salões profissionais. É uma forma de simular o que os formandos encontrarão no ambiente de trabalho. Essa é a terceira ação desenvolvida pelo grupo e, em todas as vezes, sempre foi mantida o mesmo padrão nos procedimentos e na forma de atendimento ao público", explica a professora, que já atua no ramo da estética há mais de 35 anos.
A estimativa dos coordenadores é que mais de 100 pessoas passem pelas dependências da unidade do Porto D'anta. Na próxima semana, os alunos realizarão as atividades práticas com deficientes e idosos assistidos pelo Centro de Integração e Reabilitação Raio de Sol (Ciras), localizado no bairro Santa Maria. Segundo a presidente da Fundat, Telma Pimentel, o objetivo dessas atividades é que os alunos possam experimentar na prática como realizar os serviços de atendimento ao público, como também oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos núcleos da Fundat.
"É uma forma de mostrar ao vivo e a cores como a Fundat vem capacitando e qualificando o seu grupo de alunos. A atividade aproxima a comunidade local com as unidades da instituição e mostrando como o espaço facilita o desenvolvimento profissional e permite a inserção mais rápida ao mercado de trabalho. Por outro lado, os formandos dos cursos podem desenvolver na prática as lições aprendidas em sala de aula. Eles vão experimentando a melhor forma de lidar com o público e se adequando a perfis diferenciados que provavelmente encontrarão quando estiverem atuando ativamente nas suas profissões", esclarece Telma.
Realização
Para muitos alunos, a oportunidade de conseguir o primeiro emprego e montar o próprio salão de beleza já são motivos de comemoração. É o caso da aluna, Eliene dos Santos, que já possuía noções práticas da profissão, mas que precisava complementar sua formação com novas habilidades da área. Na opinião de Eliene, o curso foi essencial para ajudar nesse novo aprendizado. "Como já estou em processo de montar meu salão, precisava aperfeiçoar os meus conhecimentos na área. Uma cliente me indicou o curso e foi ótimo. Com certeza, vai me dar mais segurança na hora de atender minhas futuras clientes", fala Eliene.
Segundo Genival Cordeiro, que trabalha como garçom em um salão de beleza da capital, a partir dos ensinamentos do curso, ficará mais fácil abrir o próprio negócio e melhorar de renda. "Agora, posso vislumbrar a oportunidade de aumentar a minha renda mensal, com meu próprio estabelecimento. Vou ter a chance de praticar tudo aquilo que vejo diariamente no meu atual local de trabalho, mas que não posso exercer por não possuir treinamento adequado. Quem sabe agora posso até ter uma oportunidade por lá", vislumbra o garçom.
Já para a aluna Sandra Alves, o curso vem concretizar o grande sonho da sua vida que é montar o seu próprio salão de beleza na sua cidade natal, o município de Ilha das Flores. Aos 28 anos, Sandra acredita que, após o curso, será mais fácil ampliar o seu faturamento mensal. "Meu salão está quase preparado, só falta comprar alguns equipamentos e, em breve, posso abrir as portas. Estou feliz e me sinto realizada, pois terei a chance de fazer aquilo que mais gosto na vida e, o melhor de tudo, é que serei dona do meu próprio negócio", diz.
Aprovação
Moradores da comunidade atendida pelo mutirão ficaram satisfeitos com a iniciativa da unidade municipal. Os serviços de corte, selante, hidratação e escova eram os mais procurados pelo público, que eram atendidos obedecendo ao horário previamente agendado pela equipe de coordenadores. Na opinião da funcionária pública, Charliane Jardim, os serviços prestados pelos alunos possuem a mesma qualidade do que ela encontraria em um salão profissional. "Acho ótimo aqui e até agora não tenho o que me queixar dos alunos. Todos estão de parabéns, a qualidade é incomparável", afirma.
A aposentada Maria Eneida Silva declarou que até desmarcou com seu cabeleireiro, quando soube do trabalho oferecido no mutirão. Segundo a dona de casa, além do trabalho ser excelente, o melhor de tudo é que ele ainda é oferecido gratuitamente. "Já recomendei para minhas vizinhas e estou satisfeita com o serviço. Melhor ainda por ser de qualidade e, acima de tudo, totalmente grátis. Não tem como não gostar, hein?", brinca a aposentada.