Com uma equipe de 40 profissionais, a Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), foi para as ruas no início da manhã desta segunda-feira, 21, dar início à campanha Inclusão e Cidadania. O objetivo é incluir as pessoas em situação de rua nos programas socioassistenciais ofertados pelo município, a exemplo do Bolsa Família e dos cursos de qualificação profissional, com intermediação da mão de obra no mercado de trabalho.
A campanha foi lançada no cruzamento da avenida Hermes Fontes com a Praça da Bandeira e alcançou a receptividade da sociedade, segundo avalia o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. "Enquanto fazíamos a panfletagem e colagem de adesivos nos veículos, recebemos muitas demonstrações de apoio da população", declarou.
O apoio da sociedade se manifestou em palavras e também em atitudes. Mais de 50% das pessoas abordadas concordaram em colocar o adesivo da campanha nos seus veículos. No panfleto, a Prefeitura de Aracaju explica como será executada a campanha, que visa também conscientizar a população aracajuana a não dar esmolas.
"Queremos restaurar a cidadania de crianças, adolescentes e adultos que vivem em situação de rua, de trabalho ou mendicância e isso só poderemos alcançar através de ações efetivas, concretas e sustentadas, que sanem as suas dificuldades de sobrevivência. Alcançaremos essa metas com a inserção dessas pessoas nos programas, projetos, benefícios e serviços que disponibilizamos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas)", disse Bosco Rolemberg.
Uma nova ação de rua da campanha será realizada às 7h da próxima sexta-feira, 25, na rótula da ponte que dá acesso ao Shopping Riomar. A campanha Inclusão e Cidadania faz parte do Plano Aracaju sem Miséria. "Queremos conclamar a população aracajuana a se somar a esse nosso esforço de erradicar a extrema pobreza na nossa capital", concluiu Bosco Rolemberg.