Aracaju reduz risco da dengue em pneus

Saúde
22/11/2011 11h46
Início > Notícias > Aracaju reduz risco da dengue em pneus

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza um trabalho de destaque nacional nas ações de controle da dengue, através de atividades estratégicas, integrando Vigilância Epidemiológica, instituições parceiras, agentes de endemias e comunidade. Entre as ações de destaque na redução do surgimento de novos focos de infestação do Aedes aegypti está a coleta seletiva de pneus em desuso, que beneficia de forma conjunta a saúde e o meio ambiente.
 
“Temos visto que todos ganham com essa união entre Saúde e Meio Ambiente. O recolhimento desses pneus é bom para todos. Esses pneus que descartados de forma inadequada prejudicam o meio ambiente e são também potenciais criadouros do mosquito da dengue. Com o descarte e encaminhamento corretos, lucra o meio ambiente e lucra a comunidade, com a redução do risco de mais criadouros”, afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
 
Até outubro de 2011, por meio dessa iniciativa, 44.790 pneus foram recolhidos das ruas e encaminhados para reciclagem. A coordenadora do Programa Municipal de Combate à Dengue, Taíse Cavalcante, explica que esse trabalho é fruto de uma parceria entre a SMS e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Ela destaca que isso traz resultados positivos.
 
“Nos últimos 11 meses, coletamos mais pneus que no ano inteiro de 2010. E esses pneus podem se transformar em criadouros, já que oferecem todas as condições favoráveis à reprodução do mosquito. Graças a esse trabalho intenso de coleta e a conscientização da comunidade, o lixo e os resíduos sólidos permaneceram como um dos criadouros com menor risco de dengue na capital”, explica Taíse Cavalcante.
 
Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, desde 2007, o programa já recolheu mais de um milhão de toneladas de pneus. Para se ter uma ideia do avanço nos últimos anos, em 2008 foram 30,9 mil; em 2009 foram 39,6 mil; em 2010 foram 44,5 mil pneus em desuso e em 2011 até momento já foram recolhidos 44,7 mil pneus em toda Aracaju.  
 
Como funciona
 
A coleta é feita em pontos cadastrados, a exemplo de borracharias, postos de gasolina e ferro velho. O caminhão da SMS passa semanalmente pelos locais realizando a coleta dos pneus, que são repassados ao Ecoponto da cidade, localizado no bairro Santa Maria. Lá, o material coletado é repassado para Associação Nacional de Indústria de Pneumáticos (Anip), que realiza a reciclagem.
 
O programa de coleta, armazenamento e repasse dos pneus em desuso para empresas de reciclagem atende à resolução número 258/99 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. Qualquer pessoa pode colaborar e para fazer o cadastramento de pontos coletores de pneus ou buscar informações, o cidadão pode ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, através do telefone (79) 3179-3565 ou para a Central de Atendimento ao Cidadão da Emsurb, através do telefone 0800-284-1300.
 
Na 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI) realizada em Brasília, Aracaju ficou entre as três melhores experiências no combate à dengue do país. “Sem dúvida, isso é reflexo dos cuidados adotados como a coleta semanal de pneus e a ação intensiva dos agentes de endemias que visitam cada residência seis vezes durante o ano, além da força-tarefa realizada mensalmente áreas de risco e várias outras atividades que estão mantendo Aracaju longe da epidemia”, conclui Silvio Santos.