Coordenadores, técnicos e educadores assistentes da Secretaria Municipal da Educação (Semed) participaram nesta terça-feira, 22, do II Simpósio de Práticas Educativas da Educação Infantil. O evento realizado no auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), no bairro Siqueira Campos, teve o primeiro dia marcado pela apresentação das ações desenvolvidas nas creches da rede municipal.
O simpósio segue até o final da tarde dessa quarta-feira, 23, e tem como objetivo partilhar práticas educativas, de forma a gerir a dinâmica de interações sociais e as condutas de aprendizagem. De acordo com o Secretario Municipal de Educação, Antônio Bittencourt Júnior, a proposta é instigar discussões sobre as ações desenvolvidas nas unidades de ensino e apresentar propostas de projetos destinados aos alunos assistidos pela Prefeitura de Aracaju. "Nessa nossa missão, as educadoras assistentes são parceiras fundamentais e primordiais na tentativa de elevar cada vez mais a qualidade do ensino em nossa rede", completou o secretario.
Para a coordenadora de educação infantil da Semed, Maria José Barreto, o encontro é um momento especial dedicado à rotina diária de trabalho em uma creche. "A intenção é que compartilhem e troquem experiências no sentido de tornar o ambiente escolar um lugar ainda mais atrativo", destacou a coordenadora.
A importância da utilização de um material didático que satisfaz os anseios dos professores e dos seus alunos foi outro ponto abordado durante o evento, como a utilização, na rede municipal, dos quatro volumes da Editora Positivo, com conteúdo adequado para crianças assistidas, bem como dos demais itens fornecidos pela editora, responsável pela implantação do Sistema de Ensino Aprende Brasil.
Projetos pedagógicos
As educadoras assistentes utilizaram como eixos para as ações nas escolas: a natureza, sociedade, música, saúde e religião. Na escola de ensino infantil (Emei) Dr. Fernando José Guedes Nunes, no bairro América, o projeto 'Casa: um lugar de conforto para morar com a familia' tem obtido grandes resultados. Além de conhecer um pouco da realidade dos alunos, o objetivo da escola é estimular a linguagem oral e escrita e explorar diferentes tipos de moradia.
"O nosso público alvo são crianças de dois a três anos e meio. A gente vem estimulando a participação em brincadeiras, jogos e canções, criando situações para que os alunos despertem seus sentimentos. Os resultados impressionam", comenta a educadora assistente, Zipora Vospi.
A 'Construção de uma cultura de paz através da oração' é um dos trabalhos da Escola de Ensino Infantil (Emei.) Ana Luiza Mesquita Rocha, no bairro José Conrado de Araújo. Através do trabalho pedagógico, as educadoras assistentes vêm levando as crianças pequenas a conhecerem os valores humanos como respeito, gratidão, tolerância e amor.
Na Creche Selma Bandeira, no bairro Jabotiana, as crianças aprendem se divertindo. O projeto 'Vivendo a infância com alegria e fantasia', introduz a criança no mundo mágico das brincadeiras e estimula a criatividade. "A criança convive diariamente com os contos de fadas, contados em roda pela professora. As descrições e narrativas contidas nos contos dão asas à formação livre das imagens no interior de cada criança que os escuta", relata a educadora assistente.