Com o auditório lotado, todos os olhares ficaram atentos ao telão e a expectativa da criançada era grande para o início do filme. O curta metragem 'Imagine uma menina com cabelos de Brasil', do diretor Alexandre Bersot, que faz parte do projeto Curta SUS, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), chegou na tarde desta terça-feira, 22, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, zona Sul de Aracaju.
Focando temas como igualdade, bullying, diferenças raciais e econômicas, o curta-metragem envolveu cenas engraçadas e de aprendizado para alunos do 4º e 5º anos. O adolescente I. S. N., de 14 anos, detalha que o filme reforçou uma importante temática que acontece diariamente. "A questão do bullying, que é toda agressão física ou verbal contra o diferente, é algo que está entre a gente, crianças e adolescentes, e que precisa mais do nunca ser trabalhado, para sermos aceitos como somos", afirma.
O adolescente A.J.S. do 5º ano complementa dizendo que o filme foi muito positivo. "Mostrou mesmo que de forma engraçada que o diferente é normal. Aceitar o gordinho, o moreninho e o menos favorecido devem fazer parte do nosso caráter. Eu mesmo já sofri preconceito, mas hoje nem ligo mais e converso com meus amigos que isso é besteira", disse.
Após a exibição do curta-metragem a referência técnica da Coordenação de Promoção à Saúde, Alessandro Reis, conversou com as crianças sobre o que tinham entendido e aprendido. Para a assistente social da Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, Lízia Nascimento, a parceria entre saúde pública e educação, através do projeto Curta SUS, é favorável e traz bons resultados. "É a oportunidade de nós trabalharmos com o público juvenil que normalmente não vai a USF com regularidade. Uma forma de se trabalhar através do lúdico e do agradável, a prevenção e a promoção da saúde", explica.
O secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, informa que esse projeto vai percorrer todas as USFs, espaços da comunidade, escolas e Centros de Atenção Psicossocial "com o objetivo de compartilhar sensações e impressões do curta-metragem, aproximar gestão municipal e comunidade e formar melhores cidadãos para nossa sociedade", ressalta.