Bairro Atalaia recebe cuidados contra a dengue

Saúde
23/11/2011 15h27
Início > Noticias > 48314

Com a sensação de dever cumprido, a força-tarefa de combate à dengue da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), retornou ao bairro Atalaia na manhã desta quarta-feira, dia 23. O local agora apresenta um baixo risco de contaminação da dengue, o que equivale a 0,5%, conforme aponta do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2011.           

"Aracaju tem uma das melhores experiências no combate à dengue do país. Com parcerias intersetoriais, reforço às notificações de casos suspeitos da doença e visitas estratégicas de agentes de endemias, conseguimos mudar para melhor o quadro de epidemia na capital. E o grande beneficiado desse esforço é a comunidade que fica protegida contra à dengue",  destaca o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

O resultado satisfatório é fruto da ação conjunta da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).  Na 11ª Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (EXPOEPI) realizada em Brasília, Aracaju ficou entre as três melhores experiências no combate à dengue do país.

Cuidado Constante

Apesar da situação sob controle, a força-tarefa de combate à dengue continua atuando no bairro Atalaia. Na manhã de hoje, agentes de endemias seguiram vistoriando cerca de 140 imóveis da região e agentes de limpeza da Emurb seguiram capinando terrenos baldios e recolhendo materiais como garrafas, latas e outros recipientes dispensados de maneira inadequada e que, assim, acumulam água e se transformam em locais ideais para a reprodução do mosquito.

"Não podemos descuidar, pois prevenir a dengue requer cuidados permanentes (lavar com frequência lavanderias, limpar quintais, garrafas e outros recipientes). E, no bairro Atalaia, alertamos aos moradores que tenham uma atenção especial em lavar semanalmente ralos e córregos, lembrando de adicionar água ou cloro e cobrindo com uma tela após a lavagem, pois esses locais podem acumular água e se transformar em criadouros da dengue", afirma Estevão Mauricio, supervisor da dengue no bairro.

Avaliação Popular

Os moradores do bairro Atalaia aprovam o desempenho do Programa Municipal de Combate à Dengue. Maria Luiza, 25 anos, conta que é constante a presença dos agentes de endemias na região. "Tenho dois filhos pequenos e com essa boa notícia  eu me sinto mais segura quanto ao perigo da dengue. Agradeço aos agentes de endemias pela atuação constante, mas também continuo adotando cuidados na minha casa. Acho importante que cada um faça sua parte", conclui.