Para o grupo de idosos Amigos da Paz do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Enedina Bomfim Santos, localizado no bairro América, a última terça, 22, foi mais que especial. Um passeio pela praia do Jatobá, litoral norte sergipano, foi promovido pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) com o intuito de proporcionar um dia de lazer e diversão a 52 idosos de baixa renda.
A quebra da rotina na companhia de colegas agradou a todos os participantes do passeio pelo litoral norte do Estado. De acordo com Palmira Agripino, 68 anos, o dia de lazer é uma fuga das habituais atividades. "Ninguém imagina a minha felicidade. É muito bom sair da rotina, estar em contato com a natureza. Há pouco tempo entrei no grupo de idosos Amigos da Paz e foi Deus que colocou o Cras na minha vida, me proporcionando momentos como esse". Para Mario Feitosa, 76 anos, o passeio foi um presente. “Saúde é sinônimo de diversão e a ida à praia com os colegas me fez esquecer os problemas cotidianos”, garantiu.
A Coordenadora do Centro, Elizabete Ribeiro, acompanhou os idosos ao passeio e afirmou que o dia foi muito diferente para eles. "Estavam felizes e empolgados, muito gratificante estar participando desse momento, eles agradeciam a todo instante", disse. Ao disponibilizar transporte, alimentação e hidratação a todo o grupo, Semasc garantiu toda assistência necessária para que o passeio fosse um sucesso,
Grupo de Idosos
Grupo de convivência têm como objetivo compartilhar alegrias, tristezas e conhecimentos, trabalhar a autonomia e a independência, propiciando suporte bio-psico-emocional e motivador para esta etapa da vida. Ao participar de grupos, os idosos trabalham sua auto-estima e alegria de poder estar com as outras pessoas em um espaço social, no qual podem realizar diversas atividades e ao mesmo tempo conversar, sorrir, dançar, desenvolver habilidades e competências, fortalecer laços e fazer novas amizades.