Semasc participa de ação pelo fim da violência contra a mulher

Família e Assistência Social
24/11/2011 11h09
Início > Notícias > Semasc participa de ação pelo fim da violência contra a mulher

A Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão da Prefeitura de Aracaju vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), lança na tarde desta quinta-feira, 24, a campanha 16 Dias de Ativismo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. A solenidade será realizada no auditório da Escola da Legislativo e terá como ponto alto a palestra sobre o papel do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), ministrada pela coordenadora da unidade, Taís Lemos.

Na palestra, a coordenadora do DAGV também falará sobre a importância da lei Maria da Penha e sobre as conquistas das mulheres. Para a solenidade está sendo esperado um público de pelo menos 150 mulheres, segundo informou a coordenadora municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Adriana Oliveira, acrescentando que foi feito um trabalho de mobilização nas comunidades para o engajamento e participação das mulheres nas atividades da campanha.

Adriana Oliveira informou que a campanha é mundial e será executada no período de 25 de novembro a 10 de dezembro, com o objetivo de combater a violência contra a mulher. "Nós iremos realizar uma série de ações nos bairros de Aracaju, como palestras, oficinas e debates, atividades que terão como lema 'Dar Paz no Lar', tema que tem como objetivo falar da importância da pacificação nas relações familiares", disse Adriana Oliveira.

Conselho

Quem também está engajado na campanha é o Conselho Municipal da Mulher, que vem realizando uma série de palestras nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana), Santa Maria, Risoleta Neves (Cidade Nova) e Enedina Bomfim (América). A ação vem acontecendo desde o início deste mês, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

"Nas palestras abordamos temas como violência, saúde da mulher e a Lei Maria da Penha. Também distribuímos um kit com folders sobre o conselho e os órgãos que atuam na defesa da mulher", explicou a vice-presidente do conselho, Magna Mendonça.

No próximo dia 29, o Conselho Municipal da Mulher realiza a oficina Multiplicadores de Direitos da Mulher, a partir das 8h, na Estação Cidadania, prosseguindo até às 16h. A oficina é voltada para os membros da entidade e dos movimentos sociais, devendo reunir cerca de 60 pessoas. O objetivo é fazer com que essas pessoas levem os conhecimentos adquiridos para as suas comunidades, ampliando assim o alcance do esforço que se tem feito para combater a violência contra a mulher.