Programa Saúde na Escola realiza oficinas de saúde bucal

Saúde
24/11/2011 14h31
Início > Noticias > 48330

Na manhã desta quinta-feira, dia 24, alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil Dr. Francisco Guimarães Rollemberg, localizada no bairro Inácio Barbosa, tiveram um dia de atividades especial. O Programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Saúde, visitou as crianças onde realizou atividades lúdicas como oficinas, dinâmicas de grupo, teatro e outras brincadeiras. Na ocasião, crianças de 3 a 5 anos de idade tiveram a oportunidade de aprender diversos cuidados em saúde bucal.

"O Programa Saúde na Escola é uma importante ferramenta de promoção à saúde. Nas visitas realizadas as escolas é possível avaliar a saúde dos jovens e crianças, identificando casos de risco, que são encaminhados para tratamento junto aos serviços disponibilizados pela Secretaria", destaca Silvio Santos, secretário Municipal de Saúde.

Parceria

Equipes de estudantes do 7º e 8 º períodos, do curso odontologia da Universidade Tiradentes (UNIT), participaram das atividades, sob a supervisão da professora e odontóloga, Cristiane Cunha. O grupo ensinou aos alunos a maneira correta de escovar os dentes e outros hábitos benéficos para a saúde da boca.

"Escovar bem os dentes desde a infância é fundamental. Outro cuidado essencial é lembrar que para as crianças, o indicado é usar escovas de dente que tenham cerdas macias e sejam pequenas de modo que possibilitem fazer movimentos circulares durante a escovação. É interessante que os pais comprem escovas coloridas para as crianças, porque elas chamam atenção, estimulando o desejo de usar o objeto e escovar mais os dentes", explica Cristiane Cunha.

Atividades

Durante a manhã de hoje, cada um dos alunos ganhou uma escova de dentes nova. Fantasiados de dente os estudantes de odontologia também encenaram um pequeno teatro sobre como prevenir a cárie e a importância de ir ao dentista.

Para o universitário Tony Clay, 20 anos, interagir com o público infantil foi excelente. "Algumas crianças ainda não tiveram a oportunidade de ir ao dentista. Hoje mostramos para eles como a saúde começa pela boca e que todos devem evitar alimentos como doces e balas em exagero. Também mostramos que frutas, cereais, verduras e legumes fazem bem para a saúde da criança", afirma o universitário.

De acordo com, Ilma Silva Oliveira, 54 anos, que é professora de educação infantil há mais de 15 anos a iniciativa da Secretaria foi excelente. "A parceria entre saúde e educação é muito benéfica. Acho importante esse conversa com os pequenos, pois ajuda na adoção de hábitos saudáveis, além de faz com que as crianças percam o medo de ir ao dentista. A iniciativa é muito criativa, pois todos aprendem brincando, que para eles é sempre a melhor maneira de passar a informação", conclui.