Com o objetivo de apresentar sua atuação e o impacto de suas atividades desenvolvidas para o audiovisual sergipano, o Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira, uma das unidades da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju), esteve na 1ª Mostra Canavial de Cinema, que está acontecendo em várias cidades do interior pernambucano. Logo nos primeiros dias do evento, o qual segue com a sua programação até o próximo dia 27, a coordenadora geral do NPD, Graziele Ferreira, participou de mesas de debates e pôde compartilhar a sua experiência a frente do Núcleo.
A mostra, totalmente aberta ao público, integra o ‘Festival Canavial' e, mais do que viabilizar uma série de exibições cinematográficas, oferece a oportunidade de se refletir sobre a produção e o acesso ao audiovisual brasileiro. Fora isso, o evento também reúne produtores independentes, representantes de Pontos de Cultura e de entidades do setor, além de técnicos, gestores públicos e ativistas sociais, com o objetivo de fortalecer a organização em torno da produção audiovisual.
Participação
Para Caio Dornelas, coordenador geral da Mostra, foi muito bom contar com a participação do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira. "Receber o NPD de Aracaju foi muito importantes para nós. A estratégia desse evento é consolidar o espaço de discussão política no campo do audiovisual, e a presença de vocês, que têm um espaço de formação e produção para disseminação do segmento em Sergipe, só acrescenta as discussões", disse.
Segundo Eduardo Bahia, vice-presidente da Associação Artística Saudáveis Subversivos, ouvir sobre as atividades do NPD foi muito positivo. "Muito já foi conquistado pelos cineclubes e realizadores, mas ter a presença do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira é ter a presença do poder público, o que é fundamental para o desenvolvimento do setor audiovisual", declarou.
De acordo com Graziele Ferreira, coordenadora geral do NPD, participar da Mostra foi uma experiência enriquecedora. "Ir à mostra e compartilhar o trabalho que tem sido realizado pelo Núcleo foi maravilhoso. Nossa atuação tem repercutido fora do estado, o que nos permite esse tipo de diálogo. Pernambuco é referência em audiovisual, o que nos permitiu uma troca de experiências maravilhosa", comemorou.