Educadoras assistentes, pais e alunos participaram esta sexta-feira, 25, do I Encontro Pedagógico e Cultural da Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. José Augusto Savazine. A proposta é estimular a troca de informações e experiências entre as educadoras e apresentar a comunidade os trabalhos desenvolvidos em sala de aula.
O encontro, aberto a toda a comunidade escolar, reuniu estudantes das Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Profª Neuzice Barreto e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Antônio Costa Melo, além de crianças que participam da oficina de dança do projeto Laborart.
O estímulo à troca de experiências vivenciadas nas escolas municipais e a qualificação dos trabalhos desenvolvidos em cada uma delas foi ressaltado pelo Secretario Municipal de Educação (Semed), Antônio Bittencourt Júnior. "O compromisso das educadoras com a qualificação do ensino público municipal é evidente. É preciso que os pais vejam e exijam esforço por parte da escola. Aproximar os pais do trabalho pedagógico é um dever dos gestores. As escolas têm a obrigação de se articular com as famílias e os pais têm direito a ter ciência do processo pedagógico, bem como de participar da definição das propostas educacionais", afirmou o secretario.
No espaço, estandes foram montados para dar maior visibilidade aos projetos pedagógicos mais significativos trabalhados pela Emei Dr. José Augusto Savazine. Através de atividades lúdicas, as crianças também entraram no ritmo com as danças de rodas. Elas se fantasiarem de reis, rainhas e bruxas para interpretar clássicos do cancioneiro popular. "Mais que passatempos, as brincadeiras de roda desenvolvem a expressão oral, a audição, o ritmo dos pequenos. Além disso, é preciso resgatar a prática dessas cantigas infantis, que fazem parte do nosso folclore", diz, orgulhosa, a professora Leda Almeida, da Emef. José Antônio da Costa Melo.
Para a coordenadora geral da Emei Dr. José Augusto Savazine, Cristiane da Silva Costa, o interesse pela formação do corpo docente, impulsiona a realização de ações pedagógicas cada vez mais incrementadas. "Algumas experiências apresentadas aqui, foram planejadas com base no conteúdo adquirido no programa de formação continuada da rede municipal de ensino, denominado ‘Horas de Estudo'.
"Temos o privilégio de dispor de momentos de aprendizagem sobre as diferentes modalidades de ensino, socializando resultados e metas. Tão enriquecedoras quanto o programa são as reuniões do grupo de trabalho dos coordenadores escolares, que viabilizam a maior aproximação com os técnicos da Semed, a fim de discutirmos o andamento dos trabalhos nas unidades escolares", destacou Cristiane.