PMA promove cidadania no bairro Coroa do Meio

Agência Aracaju de Notícias
26/11/2011 11h19
Início > Noticias > 48363

Um dia inteiro dedicado à prestação de serviços à comunidade do bairro Coroa do Meio. É o Dia D da Cidadania, que acontece na Escola Juscelino Kubitschek, onde estão reunidas as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania, Saúde, Esporte e Lazer, e Educação, bem como as fundações municipais de Cultura e Turismo e do Trabalho, e a empresa privada Delta Construções para desenvolver diversas atividades com o moradores da localidade.

O evento teve início às 8h, e segue até as 16h, com a realização de oficinas de biscuit, bijuterias, pintura em papel, aferição da pressão arterial, teste rápido de HIV, avaliação nutricional, entre outras ações. Representando o prefeito Edvaldo Nogueira, o secretário de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rollemberg, deu início ao dia de atividades na unidade educacional, destacando a importância da integralidade de ações do poder público.

"Assim como o ser humano é único, as políticas públicas também o são e devem ser integradas para melhor atender à população e garantir avanços na sua qualidade de vida. É isso que buscamos aqui hoje, ratificar o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com os aracajuanos, no combate à miséria, promovendo a integração das atividades das secretarias e fundações municipais, em parceria com a Delta Construções que, além de atuar na parte de infraestrutura do bairro, agora também nos apoia nesse trabalho social", disse Bosco.

Também presente no evento, o secretário municipal de Educação, Antônio Bittencourt, ressaltou a soma de esforços do setor público e privado para melhor atender a comunidade. "O poder público tem a sua responsabilidade, mas o setor privado, que contribui com desenvolvimento da cidade, também pode e deve dar a sua contribuição na busca por uma melhor qualidade de vida em nossa vida de e respeito à cidadania. Essa ação de hoje reafirma que os problemas a serem enfrentados são de todos", afirmou Bittencourt.

Serviços

Durante todo o dia, 120 profissionais desenvolverão ações na Escola Juscelino Kubitschek. Através do projeto Escola Aberta, a Secretaria Municipal de Educação, oferece atividades de dança, futsal e laboratório de informática, enquanto a Secretaria de Esportes e Lazer irá promover jogos.

Já a Fundação Municipal de Cultura (Funcaju) disponibiliza oficinas de pintura em papel, artesanato e contação de histórias para o público, enquanto a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) oferece cortes de cabelo, oficinas de biscuit e bijuterias. A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza exames como aferição da pressão arterial e do índice de glicose, o teste rápido de HIV, avaliação nutricional e prevenção de endemias.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza as inscrições no Cadastro Único para as novas inclusões e atualizações cadastrais das famílias. E como o sábado é o dia em que acontece a feira livre no bairro Coroa do Meio, a Semasc aproveitou para dar início ao levantamento para mapear o trabalho infantil nas feiras.

Aprovação

Ao parabenizar o poder público pela iniciativa, a doméstica Maria José dos Santos aproveitou a ação integrada da Prefeitura de Aracaju para colocar a saúde em dia. "São exames que dificilmente a gente vai fazer. Assim, quero aproveitar e fazer todos logo aqui hoje. Essa ideia de juntar tudo num só espaço está de parabéns. É uma facilidade e tanto para quem vive na correria", afirmou Maria José.

Já o estudante Breno Yuri Machado de Carvalho expressou a sua curiosidade pela oficina de biscuit e pela capoeira. "Não sabia o que era biscuit e estou vendo que dá para fazer muita coisa, dá para brincar. Enquanto espero a capoeira, vou brincar aqui na oficina", disse.

 

Leia mais...

Semasc integra ação de cidadania na Coroa do Meio