Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, alunos dos Pólos da Academia da Cidade e usuários das Unidades de Saúde da Família participaram neste sábado, dia 26 de novembro, da "II Caminhada do Diabetes", uma ação que marca o Dia Mundial do Diabetes. Os participantes se reuniram às 15h na Praça do Minigolf, localizada na avenida Beira Mar, de onde saíram com destino ao Parque Governador Augusto Franco ( Parque da Sementeira).
"Através da parceira com a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes (FENAD) - Seccional Sergipe, pretende-se chamar a atenção da população para a prevenção e o controle da doença. Em todo o mundo, pelo menos 245 milhões de pessoas têm diabetes. Em 2030, esse número deve chegar a 380 milhões", afirma Fabrício Almeida, coordenador do Programa Saúde do Adulto, Idoso e Homem.
Na capital sergipana estão cadastradas aproximadamente 13.000 pessoas com diabetes, que são assistidas pelas 133 Equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) espalhadas por toda a cidade, além do Ambulatório de Endocrinologia (CEMAR Siqueira Campos), onde todos os pacientes portadores do Diabetes Tipo I, inclusive crianças, são atendidos por uma equipe multiprofissional.
"Somado a isso, a Secretaria Municipal de Saúde, através dos 17 Pólos da Academia da Cidade, oferece atividade física, que junto ao tratamento medicamentoso e orientações nutricionais se constitui como um dos principais pilares para um bom controle desta doença", acrescenta Sayonara Carvalho, coordenadora de Promoção à Saúde.
Este evento é organizado através de uma parceria da FENAD, Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) - Regional Sergipe, e tem o apoio da SMS. O evento contou com a participação de idosos, adultos, jovens e crianças. Alunos dos pólos da Academia da Cidade do Bairro Industrial e Jardins/13 de Julho, assim como dos usuários portadores de diabetes das USF Max Carvalho, Sinhazinha e Santa Terezinha acompanharam a Caminhada.
Um exemplo da participação foi a auxiliar de escritório, Josenice Menezes Eloi, que é aluna do Programa Academia da Cidade e está sempre disposta a participar dos eventos em que o programa está presente. "Não podia ser diferente, sempre faço questão de marcar presença nas atividades junto com a Academia da Cidade, que é um programa maravilhoso. Depois que comecei a me exercitar sou outra pessoa, com muito mais animo e saúde. E hoje a festa foi muito boa, sem falar que enquanto nos divertíamos estávamos cuidando da nossa saúde", ressalta.
De acordo com a diretora da Rede de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Ana Márcia Menezes, a participação popular é muito importante em eventos como esse. "Somente com o alerta para a prevenção é que conseguiremos controlar esta doença e o papel da Academia da Cidade tem sido fundamental. Afinal de contas, 80% dos alunos cadastrados com diabetes e hipertensão conseguiram controlar a pressão arterial e índice de glicemia com a prática constante e monitorada de exercícios físicos", enalteceu Ana Márcia Menezes.