Em evento alusivo ao dia ao Dia do Servidor, comemorado no último dia 28 de outubro, a Prefeitura de Aracaju realizou na tarde da última sexta feira, 25, no Parque Augusto Franco, um momento de confraternização para homenagear os servidores públicos municipais. Com distribuição de vários prêmios, entrega de troféus, intervenção teatral e homenagem aos talentos artísticos do corpo do funcionalismo público municipal, o evento se configurou como mais um espaço de integração e vivência.
Como já é tradição, vários servidores e colaboradores da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) foram agraciados com prêmios e homenagens. Competindo em várias categorias esportivas e concursos de música, os funcionários da empresa ganharam destaque durante toda a cerimônia.
Premiação cultural
Concorrendo na categoria profissional com a canção 'Aracaju, cidade faceira', o servidor Napoleão Melo, que trabalha há 25 anos na empresa, conquistou a segunda colocação. "Estou muito satisfeito com a premiação e com a participação nesse evento. Esse é um momento em que podemos conhecer os talentos de pessoas com as quais trabalhamos no dia a dia," comemora o servidor.
Premiação esportiva
Outros destaques da Emurb ficaram por parte da participação nos campeonatos de futebol de campo e futebol de salão. Com o vice-campeonato no futebol de salão, o time da empresa foi um dos destaques do evento. Mas foi a conquista do campeonato de futebol de campo que consagrou o time.
Para Gilvan Alves, servidor da empresa há mais de 26 anos, essas conquistas são fruto da integração das equipes de trabalho. "Tivemos um desempenho muito bom nos campeonatos que disputamos e a prova está nos troféus que ganhamos. Isso é fruto de uma boa convivência diária e que cria o espírito de equipe", ressalta.
Homenagem
Mas um dos momentos mais emocionante da tarde foi a homenagem feita ao servidor da Emurb, Thiago Santos, 33, morto em abril passado. Com participação em competições locais, regionais e nacional, o atleta se destacou por ganhar medalhas e troféus ao longo de sua carreira. No momento da homenagem, as famílias presente ao evento se comoveram com a história de vida do jovem atleta.
Estiveram presentes ao evento, representando a família de Thiago Santos, seu irmão, Aristóteles Santos e a noiva com quem o atleta se casaria no início de dezembro, Andreza Nascimento. Aristóteles recebeu das mãos do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, um troféu que levava o nome do irmão.
"Essa homenagem é um justo reconhecimento ao servidor exemplar que foi Thiago e o atleta vencedor. Sua memória ficará marcada nas nossas vidas e na história do serviço público municipal", enfatiza Aristóteles.
Thiago dos Santos: Trajetória
Thiago dos Santos nasceu em 22 de dezembro de 1977. Filho de Maria Alice de Jesus e Manuel dos Santos, o jovem desde muito cedo sempre teve talento para os esportes. Aos 19 anos, foi admitido na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) da Prefeitura de Aracaju, exercendo a função de auxiliar de topografia.
Com o apoio da empresa municipal, o servidor pôde investir em seu sonho: o atletismo. Sempre muito esforçado, Thiago começou a participar de provas locais e regionais. E em 2007, alcança a 3ª colocação na 7ª Corrida do Trabalhador do Serviço Social da Indústria (Sesi).
Ainda no mesmo ano, o servidor é selecionado para carregar a Tocha do Pan-Americano, símbolo esportivo mundial. E a partir daí, não parou mais. Participou dos Jogos Locais, Regionais e Nacionais do Sesi, chegando em 2010 ao Bicampeonato nas seletivas regionais dos jogos.
Pensando em ampliar a participação dos colegas servidores nas provas de atletismo, Thiago solicita ao prefeito Edvaldo Nogueira que crie uma categoria específica para servidores públicos na Corrida Cidade de Aracaju, prova realizada anualmente em comemoração ao aniversário da capital. Em atendimento ao pedido, o prefeito não só cria uma categoria masculina, mas também uma feminina para estimular a prática esportiva entre os servidores municipais.
O atleta participou ainda de eventos internacionais como a última edição da Corrida de São Silvestre, realizada no dia 31 de dezembro de 2010, na cidade de São Paulo. Thiago obteve o 232º lugar, sendo o segundo atleta sergipano com a melhor classificação, marcando o tempo de 00:55:52s.
No dia 25 de abril deste ano, ao retornar ao trabalho para o turno da tarde, Thiago é abordado por dois homens, que tentaram levar sua moto. Como estava próximo ao posto policial do conjunto Castelo Branco, Thiago tentou fugir, mas caiu ferido com três tiros, um na nuca e dois nas costas. Ele chegou a ser socorrido, mas faleceu antes de chegar ao Hospital Nestor Piva. Thiago dos Santos tinha 33 anos e estava com o casamento marcado para dezembro deste ano.