Beneficiários do Programa Bolsa Família que participaram de cursos profissionalizantes do projeto de Inclusão Produtiva, oferecidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), receberam os certificados de conclusão na manhã desta segunda, 29, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh) Prof. Fernando Lemos de Carvalho, localizado no Siqueira Campos. Ao todo, foram 165 formandos nos cursos de informática básica, agente de limpeza, garçom, recepcionista, retalhos, patchwoork e telemarketing.
Os cursos, realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), junto à Fundação do Trabalho e Governo Federal, têm o objetivo de incentivar a cidadania através da qualificação profissional e futura inserção no mercado de trabalho. Representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o secretário Assistência Social e Cidadania, Bosco Rollemberg, resumiu a solenidade em uma só palavra: oportunidade.
"Aqui estamos diante de pessoas que, juntamente com os esforços da Prefeitura, se dedicaram à profissionalização, à qualificação com o objetivo de melhorar de vida. E esse tem sido o compromisso do prefeito Edvaldo Nogueira com as comunidades mais carentes, por isso promover esses cursos de qualificação, dando a oportunidade da pessoa buscar um trabalho melhor ou mesmo abrir o próprio negócio", disse Bosco.
De acordo com o secretário, Aracaju conta com 34 mil beneficiários do programa Bolsa Família e mais de 400 já participaram do Inclusão Produtiva, conquistando a profissionalização. "Esses cursos permitem que eles sejam inseridos no mercado de trabalho de maneira mais vantajosa, por terem uma qualificação, um certificado. Os cursos oferecidos são em áreas de grande demanda na cidade, com ampla existência de vagas. É a mão de obra qualificada exigida pelo mercado de trabalho que a Prefeitura tem preparado", destacou.
Grande Conquista
Atento às vagas disponíveis no mercado de trabalho, o formando Márcio dos Santos escolheu fazer o curso de garçom, função que já desempenha há algum tempo. "Agregar conhecimento é sempre bom. Esses cursos da prefeitura possibilitam que pessoas que não têm condições se qualifique, o que conta muita na hora de conseguir um emprego. Agradeço à Prefeitura de Aracaju pela oportunidade e espero que o projeto Inclusão Produtiva tenha vida longa", afirmou.
Ao parabenizar a todos os formandos e destacar a importância dos cursos, a presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Pimentel, lembrou aos presentes que aquele momento era só o começo. "É preciso aprender sempre, é preciso se qualificar cotidianamente. Esse evento de hoje é só o começo de uma nova jornada e a Fundat está à disposição para contribuir com o crescimento de todos, tendo em vista que trabalhamos em três frentes: qualificação, intermediação de mão de obra e também de microcrédito", ressaltou Telma.
Ao final, a presidente da Fundat anunciou que já solicitou o currículo dos 165 formandos ao secretário Bosco Rollemberg para intermediar a inserção deles no mercado de trabalho. "Estamos em busca de parcerias com empresas privadas para a empregabilidade daqueles que participam dos cursos profissionalizantes. Por isso, já pedi a Bosco o currículo de todos para que possamos nos esforçar na absorção da mão de obra qualificada. Temos alcançado diversas conquistas com esse tipo de parceria e muitos dos formandos já saem com o emprego garantido", disse Telma.
Presenças
Prestigiaram a solenidade de entrega dos certificados, os secretários municipais Antônio Bittencourt (Educação), Dulcival Santana (Seplan); a vereadora Karla Trindade; o secretário estadual do Trabalho, Marcelo Freitas; Gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney Anjos.