"Agradeço à Prefeitura de Aracaju pela oportunidade que nos deu de adquirir uma qualificação profissional. Desejo que esse vínculo entre a administração municipal e as comunidades nunca seja quebrado". O agradecimento foi manifestado por Márcio dos Santos, 24 anos, concludente do curso de Garçom, durante a solenidade de formatura de 165 beneficiários do Programa Bolsa Família, na manhã desta terça-feira, 29, no auditório do Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos.
Todos os 165 formandos foram alunos dos cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), pelo Programa de Inclusão Produtiva. "Eu já trabalho como garçom, mas sentia que o fato de eu não ter um certificado sofria desvalorização profissional. Por isso, decidi vir fazer o curso, tanto para ter a certificação na profissão como para me aprimonar no exercício da atividade", completou Márcio dos Santos.
O secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg, que na solenidade representou o prefeito Edvaldo Nogueira, fez um discurso que emocionou a plateia ao falar sobre oportunidades. "O que a Prefeitura está oferecendo a vocês? A oportunidade de mudar os seus destinos, de melhorar as suas vidas. Vocês agora têm uma profissão e precisam saber agarrar essa oportunidade para construir seus projetos de vida. É claro que esse curso é apenas o início de uma caminhada, que vai exigir dedicação e empenho", disse aos formandos.
Bosco Rolemberg citou o exemplo de vida do ex-presidente Lula como incentivo aos formandos. Lembrou-lhes que ele, filho de família pobre, deixou o interior do Nordeste brasileiro, agarrou o seu destino com a mão e chegou a presidente do Brasil e fez grandes transformações sociais e econômicas. O secretário ainda destacou para os presentes o momento especial que o país vive, com um grande movimento de ascensão social das camadas mais pobres.
Expectativas
Jaiane Mota da Silva, 16 anos, concluiu o curso de recepcionista. "A partir de amanhã estarei buscando uma colocação no mercado de trabalho", declarou a jovem, que fez pela primeira vez um curso dentro do Programa de Inclusão Produtiva. "Esta é uma boa oportunidade que a Prefeitura nos dá, porque além de nos oferecer o conhecimento, sem custos, ainda proporciona que os jovens fiquem longe das coisas ruins, como as drogas", declarou Jaiane.
Lenildes Santos Pereira Lima, 51 anos, é aluna assídua dos cursos de qualificação da Prefeitura de Aracaju. Depois de estar formada em culinária e cabeleleiro, profissões que garantem o seu sustento, ela acabou de concluir os cursos de patchwork e retalhos. "Quanto mais qualificados, melhor porque a gente amplia o leque de opções de geração de renda. Eu, por exemplo, ganho o sustento cozinhando na casa das pessoas e também fazendo corte de cabelos e escovas. Agora, tenho mais uma habilidade", declarou.
Para o gerente de Relações com o Mercado, José Wolney dos Anjos Filho, que na solenidade representou a direção regional do Senai, a parceria entre os gestores públicos e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é de grande valor social porque oferece às famílias pobres oportunidade de melhorar de vida. "As pessoas qualificadas devem se dedicar e se aprimorar na profissão que escolheram porque isso pode fazer a diferença em suas vidas", considerou
Presenças
A solenidade contou com as presenças dos secretários municipais Antônio Bittencourt (Educação), Dulcival Santana (Seplan); a vereadora Karla Trindade; o secretário estadual do Trabalho, Marcelo Freitas; a presidente da Fundat, Telma Pimentel, o gerente de Relações com o Mercado do Senai, José Wolney Anjos.