Desde segunda-feira, dia 28, os agentes de saúde estão vacinando cães e gatos contra a raiva. A ação faz parte da Campanha de Vacinação Antirrábica realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A primeira fase da campanha teve início na segunda-feira, 28, e finaliza nesta quinta, dia 1º de dezembro. A campanha continua até o dia 3 de dezembro, com postos de vacinação fixos espalhados nos bairros da capital.
De acordo com o coordenador do CCZ, Paulo Thiago, a estimativa é vacinar mais de 54 mil animais no combate à raiva. "É importante lembrar que esse ano a campanha foi dividida em duas etapas. Na primeira, as equipes de agentes de saúde estão realizando visitas de porta em porta nos bairros Santa Maria, Jabotiana, Soledade, Capucho e toda a Zona de Expansão de Aracaju. A segunda fase da campanha inicia no dia 2 de dezembro, onde os donos de cães e gatos terão que levar seus animais de estimação até um posto de vacinação mais próximo de sua residência. Todos os bairros de Aracaju terão postos de vacinação fixos até o dia 3 de dezembro", explica Paulo Thiago.
Segunda Etapa
Nos dias 2 e 3 de dezembro, durante a segunda fase da campanha, a SMS montará 100 postos fixos distribuídos por toda a cidade de Aracaju. É importante lembrar que nesse segundo momento, somente os proprietários de cachorros ou gatos com idade superior 4 meses deverão se dirigir aos postos.
"A vacinação é a principal forma de prevenir a transmissão e a contaminação da raiva em animais e humanos. Somente vacinando é que podemos controlar a doença em nossa cidade. Vacinar seu animal de estimação é uma demonstração de amor e também um ato de cidadania, pois desta forma a população estará contribuindo ativamente para que a epidemia fique longe de Aracaju", enfatiza o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.
Avaliação da Comunidade
Para Iracy Santos, moradora do largo da Aparecida, na Jabotiana, a visita dos agentes de saúde foi excelente. "Aproveitei e vacinei meus cinco gatos de estimação. Achei muito boa essa iniciativa porque tenho três filhos pequenos, que gostam de brincar com os animais. Vacinar faz bem para o animal e também nos faz bem, pois a raiva pode ser transmitida do animal contaminado para a pessoa", ressalta Iracy Santos.
A dona de casa Maria Gicelma também aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde. Ela conta que foi ótimo receber a visita dos agentes. "Acho muito bom porque não tem desculpa de não vacinar. Já ouvi falar muita coisa sobre a raiva e sei que o animal contaminado representa um grande perigo para a população", disse a dona de casa.