Inscrições de chapas para eleição de coordenadores terminam nesta quinta

Educação
30/11/2011 17h55
Início > Notícias > Inscrições de chapas para eleição de coordenadores terminam nesta quinta

Termina nesta quinta-feira, 1º, o prazo para inscrição das chapas que disputarão os cargos para as funções de coordenação geral e pedagógica das unidades de ensino da rede municipal. O processo eleitoral que irá acontecer no próximo dia 15, foi divulgado através de publicação do edital da eleição em um jornal local de circulação diária.

Conforme o cronograma de atividades para o processo eleitoral das escolas, as inscrições das chapas junto à Comissão Eleitoral Geral deverão ser efetivadas até o dia 1º de dezembro, na Coordenadoria de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizada na avenida Pedro Paes Azevedo.

A coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria Virgínia de Azevedo, explica que os coordenadores assumirão a gestão das escolas de acordo com a legislação e o estatuto vigente. "Eleitos, os coordenadores têm a função de compartilhar ações com membros do Conselho Escolar, cuidando principalmente dos aspectos pedagógicos, financeiros e administrativos. Vale lembrar que podem participar do pleito eleitoral alunos maiores de 14 anos, pais, professores e funcionários das unidades de ensino", destacou.

Representantes da comunidade escolar receberam o kit eleitoral contendo toda a documentação referente ao processo, como legislação, diretrizes para a elaboração do plano de ação, minuta do regimento eleitoral e cópia do edital de convocação. O material é fundamental para a próxima etapa das eleições, que consiste na formação da comissão eleitoral da escola e na elaboração, aprovação e divulgação do regimento através do Conselho Escolar.

Requisitos

Para se candidatar à função de coordenador geral de uma determinada unidade de ensino da rede municipal de Aracaju é necessário possuir habilitação específica de grau superior correspondente à Licenciatura Plena, ter disponibilidade para cumprimento de jornada de 40 horas semanais e não ter sofrido penalidade administrativa nos últimos cinco anos.

Além disso, é preciso ter no mínimo três meses de exercício na unidade escolar sede ou em seus anexos, ter no mínimo dois anos de experiência no exercício da docência, ter no mínimo três anos de efetivo exercício no magistério público municipal e apresentar proposta de plano de ação para implemento das metas na unidade escolar, de acordo com as diretrizes e normas do sistema municipal de educação e legislação de ensino vigente.