Fundat qualifica mais 60 pessoas para o mercado de trabalho

Formação para o Trabalho
01/12/2011 15h51
Início > Noticias > 48442

Na manhã desta quinta, 1º, mais 60 pessoas foram qualificadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Desta vez, os cidadãos se capacitaram nas áreas de culinária, informática e arranjos natalinos. Os treinamentos foram realizados na Unidade de Qualificação e Produção Paulo da Conceição, sediada no bairro Porto D'anta. Durante este ano, a fundação já qualificou 4.500 pessoas.

O encerramento dos cursos foi festivo. Os alunos concludentes receberam os seus certificados, com a perspectiva de uma melhor qualidade de vida. Francisco Alves dos Santos, 64 anos, participou do curso de informática e agora já consegue utilizar a ferramenta para trabalhar. "Não sabia nada sobre computadores e esse curso foi fundamental. Agora, posso navegar na Internet e resolver muitas coisas sem sair de casa", declarou, acrescentando que o aprendizado também se reverteu a convivência com os mais jovens.

O instrutor de informática, Ítalo Novac, declarou que criou um novo grupo de amizade e que também aprendeu muito durante as aulas. "O Sr. Francisco foi um exemplo para mim e a turma. Foi show de bola e se destacou no que se refere a absorção do conhecimento", afirma.

Culinária

Já o curso de culinária foi ministrado pelo culinarista Renan Brito Mota que, junto com os seus alunos, preparou diversos pratos para a degustação dos demais treinandos e convidados. "Foi um privilégio repassar os meus conhecimentos. Fizemos alguns pratos exclusivos, com a participação de todos na criação", lembra.

A diretora operacional da Fundat, Marta Rocha, representou a presidente da  fundação, Telma Rios Pimentel. Na oportunidade, Telma fez a entrega dos certificados, destacando sobre a seriedade em que são desenvolvidos os cursos da fundação, inclusive, citando o compromisso dos instrutores e os técnicos da Fundat.

Marta Rocha também citou que este ano a Fundat já qualificou 4.500 pessoas, divididas em 224 turmas em cursos de informática, massoterapia, cabeleireiro, atendimento ao cliente, inglês, espanhol e outros que superam 30 cursos diferentes. Além disso, a diretora exemplificou sobre os critérios adotados quanto à avaliação dos alunos em relação aos instrutores. "Queremos oferecer o melhor para os cidadãos", disse.