PMA reconstrói muro do cemitério São João Batista

Infraestrutura
01/12/2011 16h33
Início > Noticias > 48444

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está reformando o muro do cemitério São João Batista, no conjunto Costa e Silva, bairro Siqueira Campos. Com um investimento de cerca de 230 mil em recursos próprios, as obras têm como principal objetivo assegurar a conservação de uma das necrópoles mais antigas e importantes da capital.

Iniciada em outubro deste ano, a reforma compreende a recuperação de parte do muro do cemitério, com extensão de 125m por 2,7m de altura. Cerca de 20 profissionais executam os serviços de reconstrução da estrutura. Os trabalhos serão concluídos com uma camada de pintura.

Orientação ao pedestre

Esta semana as equipes trabalham na parte do muro localizada na avenida Poeta José Sampaio. Para proteger os pedestres e, ao mesmo tempo, salvaguardar a inviolabilidade dos túmulos, a estrutura foi isolada com tapumes. Por esta razão, a calçada que margeia as obras está com o tráfego interrompido. A empresa orienta os pedestres a utilizarem à margem esquerda da via.  

Andamento

Segundo o engenheiro Pedro Paulo, as obras já estão com 60% das etapas finalizadas. O engenheiro explica que os serviços não foram executados com maior celeridade por conta da própria estrutura do muro, que em alguns trechos exige a demolição artesanal.

"As obras não estão mais adiantadas por conta do cuidado com os túmulos, que não podem ser violados. Em alguns locais da estrutura a demolição está sendo feita de forma artesanal para que as sepulturas não sejam comprometidas. A previsão é de que ainda este mês as obras sejam concluídas", assegura o engenheiro.

Prevenção

De acordo com o presidente da Emurb, Osvaldo Nascimento, as obras de reforma do muro são necessárias para preservar a edificação contra desabamentos. "É uma iniciativa importante para garantir a estabilidade da estrutura contra as intempéries climáticas. No ano passado já havíamos feito uma pequena reforma em uma parte do muro, que havia desabado com o temporal que caiu sobre a cidade na época, este ano estamos contemplando outra parte para coibir esse tipo de risco", garante o engenheiro.