A Prefeitura de Aracaju vai neste sábado, 3, ao loteamento Pau Ferro, bairro Cidade Nova, para realizar a busca ativa junto às famílias de baixa renda, com o objetivo de identificar e localizar aquelas que ainda estão fora do Cadastro Único. A partir desse trabalho de busca ativa, a Prefeitura quer incluí-las no cadastro, que é o instrumento de gestão que dá acesso aos programas, projetos, benefícios e serviços assistencialistas do Governo Federal e do município de Aracaju.
A busca ativa terá início às 8 horas, com a visita domiciliar de técnicos e educadores sociais. Identificada a família que está fora do CadÚnico, ela é encaminhada aos cadastradores que estarão sediados na Escola Ministro Geral Barreto Sobral. Para esta ação, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) contará com uma equipe de 40 trabalhadores.
O trabalho de busca ativa vem apresentando excelentes resultados, segundo avalia o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg. "Nas duas edições anteriores, realizadas no bairro Santa Maria e no conjunto Almirante Tamandaré, conseguimos incluir quase 200 famílias no Cadastro Único. Além disso, efetivamos mais de 280 atualizações cadastrais", informou.
A ação de busca ativa é uma linha de ação do Plano Aracaju Sem Miséria, que vem sendo executado pela Prefeitura, com o objetivo de combater e erradicar a extrema pobreza na capital sergipana. De acordo com o IBGE, 18 mil pessoas vivem nesta condição no município de Aracaju.