Na tarde dessa quinta-feira, 1º, cerca de 400 estudantes da rede municipal de ensino participaram da 9ª Caminhada Contra a AIDS. Com o tema ‘Respeite às diferenças, use camisinha e lute contra a Aids', o evento, organizado pelo Programa Municipal de Combate à Aids e Hepatites Virais, teve como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção a Aids.
Na ocasião, estavam presentes as escolas participantes dos programas ‘Saúde nas Escolas' (PSE) e ‘Saúde e Prevenção nas Escolas' (SPE) Anísio Teixeira, Professora Maria Thétis Nunes, José Conrado de Araújo, Manoel Bomfim, Professor Florentino Menezes, Presidente Vargas e Santa Rita de Cássia.
Importância
A caminhada, que mobilizou cerca de 3.500 pessoas, reuniu estudantes, professores, idosos participantes do programa municipal ‘Academia da Cidade', assim como a sociedade civil e diversos representantes de movimentos sociais. Segundo o coordenador do programa Municipal de Combate à Aids e Hepatites Virais, Andrey Lemos, esta é uma ação principalmente de cidadania, pois, além de mobilizar toda a sociedade, tem o intuito de minimizar preconceitos. "É através de eventos como esse que conseguimos sensibilizar a população, e aumentar o nível de informação que circula para a coletividade", afirmou.
Já para a coordenadora do PSE na Semed, Cláudia Mendonça, a caminhada funciona como uma extensão para os estudantes, visto que a mobilização nas escolas já existe há cinco anos. "O PSE, além de mobilizar profissionais da área de educação e saúde, promove palestras, rodas de conversa e oficina para os alunos", informou. A coordenadora ainda ressaltou que, para participar da caminhada, os estudantes tiveram que passar por uma preparação. "Os alunos das escolas participantes do PSE e do SPE participaram de uma oficina preparatória sobre Aids", complementou.
Benefícios
Os estudantes da rede municipal participantes do ato, que teve início na Praça da Bandeira, e percorreu as avenidas Barão de Maruim, Ivo do Prado e Rio Branco até os Mercados Centrais, estavam bastante entusiasmados por participar de um evento de grande extensão. De acordo com o aluno da Emef. Santa Rita de Cássia, Patrick Ruan de Souza, a caminhada, além de mobilizar os jovens, serviu para promover o interesse sobre a temática. "Através dessa ação, modificamos nosso olhar a respeito do que é a Aids, e passamos a dar mais atenção a discussões relacionadas a ela", disse.