Com o objetivo de estimular a qualificação profissional e a possibilidade de ascensão no plano de carreira, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) oferece um curso de treinamento intensivo até o dia 12 de dezembro, na própria sede da GMA. São 75 agentes da corporação participando das aulas práticas e teóricas, realizadas diariamente, em horário integral. Segundo o diretor da GMA, o major Edênisson da Paixão, o curso serve como etapa classificatória para que os agentes possam aumentar de nível hierárquico na corporação.
"A cada três anos, cursos dessa natureza são oferecidos, à medida que existem vagas que possam ser preenchidas pelos agentes que avançam hierarquicamente na instituição. Eles cumprem um cronograma mínimo de 80h, com disciplinas voltadas para o cumprimento de atividades e tarefas que eles exercem diariamente", explica.
Segundo o major Edênisson, as aulas do curso são ministradas por funcionários do quadro municipal. Dentre as disciplinas ofertadas, estão a de condicionamento físico, leis de responsabilidade da guarda, armamento, munição e manutenção de armas, redação de documentos e chefia e liderança. A média mínima de aprovação é seis, e em caso de reprovação o candidato não avança no plano de carreira.
"A aprovação das disciplinas são independentes. É preciso que o candidato passe em todas para que possa ser classificado para o próximo nível. Hoje, a GMA conta com o nível 6 e os alunos dessa etapa estão participando do terceiro nível de progressão hierárquica. O grande benefício para os classificados é a possibilidade de acréscimo salarial no valor de 20%. Por exemplo, para quem ganha R$ 2 mil passará a ganhar R$ 2.400 e, assim sucessivamente", afirma o major.
Capacitação
Voltado para a perspectiva e necessidades diárias dos agentes, o conteúdo e metodologia do curso vêm sendo elogiado pelos seus participantes. Na opinião, do agente José Carlos Silva, o treinamento vem complementar a formação dos guardas, se constituindo como uma espécie de reciclagem sobre o que eles aprenderam no início do treinamento. "O conteúdo está coerente e atende as necessidades exercidas diariamente por toda corporação. Ele atua como uma reciclagem sobre as lições que vimos no treinamento inicial", diz.
Para o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Ney Lucio, além do curso preencher os requisitos de formação dos agentes, ele oferece uma condição de estrutura física adequada e também contempla os próprios agentes municipais no posto de instrutores.
"Dessa vez, houve o cumprimento do posto de ministrante das disciplinas do curso pelos próprios agentes da corporação municipal. Isso é muito importante, pois os professores entendem as necessidades e anseios dos seus colegas de trabalho, de forma direta e prática. O espaço utilizado é adequado e confortável para o aprendizado. A Prefeitura de Aracaju vem cumprindo essas prerrogativas de forma correta", conclui.