O prefeito em exercício da capital, Emmanuel Nascimento, compareceu à audiência pública do Plano Diretor de Aracaju, realizada na noite desta sexta-feira, 2, no auditório do Instituto Federal de Sergipe (IFS), antigo Cefet. Ao lado de Johny Marcos, presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Emmanuel Nascimento reforçou a importância das discussões do Plano Diretor nos principais bairros, instituições de ensino, além de entidades públicas e privadas da capital.
"A participação da comunidade em opinar e oferecer alternativas para o Plano Diretor do município é de extrema importância. Dessa forma, iremos contemplar os anseios e as necessidades da população, com a finalidade de tornar a cidade mais moderna e habitável. Tive a oportunidade de conduzir outras discussões como presidente da CMA, mas hoje estou participando como chefe do Executivo municipal, para reforçar a relevância deste ciclo de debates que coloca em evidência o futuro urbanístico e o desenvolvimento sustentável da cidade", explica Emmanuel.
O presidente interino da CMA, Johny Marcos, elogiou a disposição de Emmanuel Nascimento em comparecer a mais uma audiência pública. "Novamente, Emmanuel dá sua força e apoio para a continuidade deste projeto. Mesmo não conduzindo diretamente o debate de hoje à noite, ele representa um dos mais importantes pilares e fortalecedores do ciclo de audiências públicas, que aconteceram ao longo do ano. Sem dúvida, grande parte do trabalho desenvolvido foi possível graças à sua vitalidade e ao excelente trabalho que desempenha como presidente da Câmara", declara.
Disposição
O reitor do IFS, Ailton Ribeiro de Oliveira, agradeceu aos parlamentares o rápido atendimento no pedido de inclusão do Instituto como um dos locais de realização das audiências públicas.
"O IFS não poderia deixar de participar deste momento importante sobre o encaminhamento do projeto urbanístico da cidade, inserindo o corpo estudantil e professores nesse processo. Aliás, devo ressaltar meu agradecimento aos parlamentares por rapidamente aceitarem o convite de realizar uma audiência neste espaço. Em especial, agradeço ao prefeito Emmanuel Nascimento que recebeu o nosso pedido de forma atenciosa e gentil", afirma o reitor Ailton, que ainda relembrou no discurso o fato de Emmanuel ter sido ex-aluno e professor do IFS na área de construção civil.
Importância
Alunos, professores e funcionários da Instituição lotaram as dependências do auditório durante o debate. Na opinião dos irmãos, Naiane e Gustavo Correia, o mais interessante da audiência é que os alunos acabam se familiarizando com os principais projetos urbanísticos da cidade.
"É possível compreender quais as dificuldades e entraves que passa a cidade sobre os seus projetos de construção viária, habitacional e de outras áreas. Para o estudante que entra no mercado de trabalho, fica mais fácil compreender certas questões e agir de forma mais consciente para a melhoria estrutural da cidade", diz.
Já para os alunos do curso de Engenharia Civil, Douglas Santos e Luis Henrique Carvalho, a discussão pública do Plano Diretor pode ajudar no direcionamento de atuação dos futuros formandos das áreas de engenharia e edificações. "Podemos sair da universidade com uma perspectiva sobre o que encontraremos lá fora. A longo prazo, a discussão pode influenciar na forma que atuaremos efetivamente no nosso campo profissional", avaliam os discentes.
Plano Diretor
Consiste em uma lei municipal que permite a adequada ocupação do município. Ele define o que as autoridades podem fazer para promover o desenvolvimento sustentável da cidade, preservando a natureza, os valores históricos e culturais, além de assegurar as condições básicas dos cidadãos. O Plano Diretor da capital foi aprovado em 2000 e o prazo máximo de revisão do Plano deve acontecer a cada dez anos, conforme prevê o Estatuto da Cidade.