A campanha Inclusão e Cidadania, promovida pela Prefeitura de Aracaju, foi realizada na manhã desta segunda-feira, 5, na rótula entre a avenida Hermes Fontes e o bairro Jardins. Durante quase duas horas, cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) estiveram planfletando, fazendo a colagem de adesivos e conversando com o público.
Com as pessoas que estavam nos veículos ou transitavam por aquela área, as equipes da Semasc orientavam sobre a importância de não dar esmolas para crianças, adolescentes e adultos que, especialmente neste período de final de ano, costumam ocupar as ruas, praças e calçadas para pedir esmolas. A campanha também orienta os condutores a não serem coniventes com situações de trabalho infantil.
"Estamos solicitando esse apoio da sociedade e informando que uma outra linha de trabalho dessa campanha é a inclusão de pessoas que estão em situação de rua, de mendicância ou de trabalho infantil no nossos programas, projetos, benefícios e serviços", informou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
A campanha tem tido uma aceitação muito boa por parte da sociedade, que tem manifestado apoio de diversas formas, seja expressando verbalmente esse apoio, seja permitindo a colagem de adesivos nos veículos. A iniciativa, que visa proteger crianças, adolescentes e idosos da exploração, segue até o dia 19 deste mês, segundo o secretário Bosco Rolemberg.