A ação de busca ativa realizada pela Prefeitura de Aracaju no último sábado, 3, no loteamento Pau Ferro, no bairro Cidade Nova, resultou em novas inclusões no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal e do município de Aracaju. A Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), responsável pelo gerenciamento do Cadastro Único, contabilizou 230 atendimentos realizados, com 83 novas inclusões e 115 alterações cadastrais.
Sediados no Colégio Ministro Geraldo Barreto Sobral, 40 trabalhadores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) se dividiram no trabalho de visitas domiciliares e no cadastramento ou recadastramento do público, que desde cedo começou a chegar à unidade de ensino. Durante toda a amanhã do sábado mais de 400 domicílios foram visitados.
A Semasc fez o trabalho de divulgação e mobilização da comunidade durante a semana, com o serviço de carro de som anunciando a busca ativa em todo o loteamento, que se somou ao trabalho informativo desenvolvido pelas equipes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Risoleta Neves junto aos seus usuários.
"A busca ativa é a ação de ir de porta em porta à procura das famílias de baixa renda que estão, por desconhecimento, fora dos serviços, benefícios, projetos e programas do Governo Federal e do município de Aracaju. Nossas equipes vão de casa em casa, conversar com as famílias e aquelas que precisam ser incluídas no CadÚnico ou que estão pendentes de atualização cadastral são encaminhadas aos cadastradores", explicou o secretário municipal de Assistência Social e Cidadania, Bosco Rolemberg.
Proteção Social Especial
Também no sábado, 3, sete trabalhadores da Proteção Social Especial da Semasc realizaram o mapeamento de crianças e adolescentes que estão em situação de trabalho na feira do bairro Grageru, atuando na função de carregador de compras. As equipes de abordagem de rua identificaram 37 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, fazendo carrego. As equipes registraram ainda a rejeição de 10 garotos que recusaram a abordagem.