Filhos e filhas de santo e simpatizantes da cultura afrodescendente participaram das festividades realizadas em vários terreiros de candomblé e umbanda aracajuanos, no último final de semana. Nos eventos, alguns orixás foram homenageados. O coordenador de Promoção à Igualdade Racial da Secretária Municipal de Participação Popular (Sempp), Florival de Souza Filho, esteve nos eventos, representando o apoio da Prefeitura de Aracaju na preservação cultural.
Segundo Florival, as festividades fazem parte do calendário anual dos terreiros, sendo papel da Prefeitura apoiar e dar suporte para a manutenção das tradições e da cultura afrodescendente em Aracaju. “É o compromisso da Prefeitura de Aracaju reconhecer a cultura afro-aracajuana. Esse compromisso de criar o melhor relacionamento entre a Prefeitura e as comunidades, a sociedade como um todo, é assumido pela coordenadoria, reforçando a valorização do poder público para as manifestações culturais da população”, destaca Florival.
Foram diversos eventos espalhados pela cidade. Dentre as festividades desse fim de semana, o Centro de Umbanda Yemanjá, no loteamento Marivan, e o Ilê Axé Leque de Ouro, na avenida Santa Gleide, homenagearam Iansã. O evento mais importante foi o cortejo em homenagem a Santa Bárbara, realizado pelo Ilê Axé Oloyá Tassitaô. O cortejo, que teve inicio no bairro Industrial e seguiu pelos mercados centrais, se dirigiu ao quartel do Corpo de Bombeiros, onde foi recebido pela Banda Marcial.