Rua Viva de Natal humaniza trânsito no Centro da capital

Serviços Urbanos
06/12/2011 14h18
Início > Noticias > 48492

Em meio ao trânsito no centro da cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), está promovendo a edição de Natal da Rua Viva, que desta vez irá durar todo o mês de dezembro. “É uma maneira de mostrar para os cidadãos como o trânsito fica mais harmonizado com o compartilhamento das ruas. O trânsito não é somente composto pelos automóveis, mas também por pedestres e ciclistas”, destaca Lucimara Passos, presidente da Emsurb.

A Rua Viva de Natal está sendo realizada na rua José Prado Franco, que foi toda ornamentada com plantas, gramas e bancos. “A ideia de transformar a rua em um espaço de lazer é uma forma de valorizar mais ainda as pessoas que frequentam o Centro. Todo o espaço recebeu um paisagismo semelhante a uma praça. É uma maneira que as pessoas têm para socializar”, enfatiza Lucimara.

A dona de casa Consuelo dos Santos, acompanhada com seus filhos, ficou surpresa com a iniciativa da Prefeitura. “Sempre venho ao centro e é muito difícil andar por aqui. Ficou lindo, muito bonito mesmo. É bom andar na rua sem os carros”, elogiou. “É muito difícil caminhar pelo Centro porque os carros querem tomar conta de tudo”, acrescenta.

Para o comerciante Paulo Sérgio, que há mais de dois anos vende água mineral pela região, o fechamento das ruas para dar lugar às pessoas só traz benefícios. “É só ver que não atrapalha em nada. Pra mim é ótimo porque posso circular pelas ruas, já que tem muito mais gente passeando”, disse. “Quero dizer também que ficou muito bonito. Gostei porque ficou muito melhor pra quem está a pé”, coloca o comerciante.

Estrutura

Para a produção a Rua Viva de Natal foram utilizadas 4.414 plantas ornamentais, 300 metros quadros de grama, 6 metros cúbicos de terra vegetal, 50 pacotes, cada um com 15 quilos, de pedra marmorizada e dez vasos de decorativos. “Também diversificamos toda a rua com mais de dez espécies de plantas como a palmeira, roseira, icsória e eugênia”, detalha Valdir Santos, responsável pela equipe de paisagismo da Emsurb.