PMA esclarece mulheres sobre violência

Família e Assistência Social
07/12/2011 11h37
Início > Notícias > PMA esclarece mulheres sobre violência

A Associação de Moradores Pró-Melhoria do Conjunto Bugio sediou na tarde desta terça-feira, 6, a campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O evento, que contou com a presença de 60 espectadoras, foi promovido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com o Centro Integrado de Atendimento Psicossocial da Defensoria Pública.

Segundo Adriana Oliveira, as palestras têm como meta levar aos bairros informação e esclarecimento sobre os direitos das mulheres, bem como explanação das funções dos órgãos acolhedores das vítimas de violência. Para ela, muitas mulheres estão sofrendo violência e não sabem como, onde e quando denunciar. "Conscientizar e sensibilizar as mulheres a não se calarem diante da violência, seja ela física ou mora,l é o objetivo da nossa campanha", disse a coordenadora.

A psicóloga da Defensoria Pública, Juliana Andrade, debateu sobre motivação, autoestima e igualdade de gênero. O papel da sociedade, seus valores e preconceitos foram discutidos com o intuito de mostrar a mulher que ela deve se impor, cobrar seus direitos e não aceitar de maneira alguma ser violentada.

O público foi bastante participativo nas discussões e muitas mulheres se encorajaram para contar seus dramas cotidianos. Desde o início da campanha essa foi a sexta palestra realizada nos bairros pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, órgão vinculado à Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento já aconteceu nos bairros do Lamarão, Soledade, Coroa do Meio e Santo Dumont.

Nas palestras anteriores foram ouvidos vários depoimentos de mulheres que sofreram agressões, essas foram orientadas e encaminhadas para o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV). Embora muitas mulheres tenham tomado coragem de denunciar, algumas ainda sentem medo, afirma a coordenadora, enfatizando a necessidade de não se calarem diante da violência sofrida.

Japãozinho, bairro Industrial e Porto D'anta serão os próximos bairros a receber palestra da campanha. As propostas levantadas nesses encontros, juntamente com as deliberações da Conferência Municipal da Mulher, servirão como  base para o planejamento das atividades de 2012 da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres.