CEF oferece treinamento para servidores municipais

Administração
07/12/2011 09h59
Início > Noticias > 48521

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e a Caixa Econômica Federal (CEF) rende mais um fruto para a qualificação dos servidores municipais. Aconteceu na tarde desta terça-feira, 6, o treinamento oferecido pela Caixa Econômica tem com o tema ‘Certificado digital e conectividade social'. A Secretaria Municipal de Administração viabilizou a participação das secretarias municipais no treinamento conduzido por Jorge Oliver, coordenador de sustentação ao negócio da Caixa Econômica da Bahia.

Conectividade Social é um canal eletrônico mantido pela CEF através do qual as unidades empregadoras podem realizar diversas transações como transmissão do arquivo do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP) e da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS, visualizar e imprimir extratos, retificar incorreções cadastrais e comunicar o afastamento de empregados, dentre outras.

O Conectividade Social atual e mais moderno engloba as funções dos aplicativos utilizados anteriormente (Conectividade e Conectividade Social), transformando a nova ferramenta em um canal único para envio de informações e totalmente disponível na web. A partir desta modernização, todos os arquivos transmitidos passam a utilizar a certificação digital emitida no modelo ICP-Brasil trazendo mais segurança e praticidade ao envio de documentos.

Treinamento

O gerente de governo da agência Caixa Serigy, José Leilton Almeida, explica que a total informatização do sistema confere maior segurança, rapidez e economia no envio de arquivos, além de constituir uma boa ferramenta para diminuição de pendências no envio de documentos, pois simplifica o processo.

"A nossa iniciativa de trazer esse treinamento para os servidores municipais de Aracaju surgiu das várias dúvidas apresentadas pelos funcionários que já operam o Conectividade Social e que passaram a utilizar a certificação digital. É importante aprender a operá-lo, pois o programa serve tanto para transmissão de arquivos para a Caixa Econômica, quanto para outros órgãos que exigem o mesmo tipo de documentação", afirma Almeida.

Agilidade

Isaac Schuster, auxiliar administrativo da Secretaria Municipal de Administração, trabalha com as informações que a secretaria envia à Previdência Social e afirma que, com a certificação digital, o processo para envio de documentos fica muito mais ágil.

"Com o certificado digital, boa parte da burocracia para o envio dessas informações será eliminada. Antes, precisávamos nos deslocar até a agência para receber a senha que autorizar o envio de informações pelo sistema, com o certificado, esse processo acontece totalmente via web, nós temos uma assinatura digital que nos permite encaminhar todas as informações com risco mínimo de irregularidades", explica o servidor.