A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) José Garcez Vieira promoveu na tarde da última quarta-feira, 7, o projeto ‘Crescendo com saúde através de uma alimentação saudável'. A ação teve como intuito ensinar para as crianças a importância da boa alimentação e da higienização dos alimentos.
Na ocasião, além da realização de apresentações de dança, ginástica e poesia, foi lançado o livro ‘ABC da alimentação', confeccionado por alunos da unidade de ensino. A publicação, que trazia informações e figuras de alimentos saudáveis, foi entregue a cada um dos estudantes que colaborou na sua produção.
Para a professora Cláudia Marinho, que orientou as crianças na confecção do livrinho, além de este ter uma finalidade pedagógica, serve como divulgação do trabalho realizado pelos alunos em sala de aula. "Aproveitamos a oportunidade para aliar o ensino da escrita com instruções sobre alimentação saudável, e o resultado foi ótimo", disse.
Importância
O projeto sobre alimentação saudável está sendo desenvolvido desde o início do ano. Tudo começou quando os professores, além de perceberem que as lancheiras dos estudantes chegavam recheadas de frituras e alimentos que não eram nutritivos, detectaram que as crianças estavam adquirindo problemas dentários por conta do consumo desregulado de doces.
Após a percepção destes problemas, a Emei começou a desenvolver o projeto e a proporcionar que os alunos, através de aulas, dinâmicas e palestras, tivessem acesso a instruções sobre boa alimentação. Mas para que a ação desse realmente certo, foi necessário que os pais atuassem junto a escola.
Segundo a coordenadora geral da unidade de ensino, Esmeralda Souza, as famílias foram fundamentais no processo educativo das crianças. "Convocamos os pais para participar de reuniões para que o projeto iniciado na escola tivesse continuidade em casa. Eles, por sua vez, gostaram da proposta e ajudaram a conscientizar os filhos sobre a importância do consumo de frutas e verduras", afirmou.
Resultado
Após a implantação do projeto, professores e pais começaram a perceber a mudança dos hábitos alimentares dos alunos. De acordo com a professora Eliud Ramos de Souza, a iniciativa promovida pela escola surtiu tanto efeito, que as crianças passaram a pedir que os pais comprassem alimentos saudáveis. "Os pais ficaram satisfeitos e agradeceram pelo trabalho que realizamos na escola. Fiquei emocionada com o resultado", contou satisfeita.
Já para Edione da Costa Pereira, mãe de uma das estudantes da escola, o resultado do trabalho realizado em sala de aula foi mais do que positivo. "Além de o projeto proporcionar que minha filha se interessasse por comidas saudáveis, estimulou o aprendizado, e a ajudou a conhecer novos alimentos", declarou.