Atletas aracajuanos mostram o potencial do Bolsa-Atleta

Agência Aracaju de Notícias
09/12/2011 17h26
Início > Noticias > 48547

Dois bolsistas do programa Bolsa-Atleta da Prefeitura Municipal de Aracaju foram destaque na 3ª e última etapa do Campeonato Sergipano de Sprint Triathlon. Na disputa, que incluía cerca de 80 atletas dos estados de Sergipe, Paraíba, Bahia e Alagoas, os sergipanos Rômulo Sávio e Vanessa Cruz ficaram em 3º e 4º lugar nas categorias masculina e feminina, respectivamente.

A boa colocação dos dois triatletas atesta o crescente nível do esporte em Sergipe e também a perspectiva de melhora dos resultados em futuras competições graças ao suporte oferecido pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Criado para estimular o rendimento dos atletas locais em competições regionais e nacionais, o Bolsa-Atleta dará as bases para o desenvolvimento desses competidores através de investimentos que anualmente somam quase R$ 600 mil.

Segundo Fábio Mitidieri, secretário de Esporte do município, os resultados de Rômulo e Vanessa, ao mesmo tempo em que comprovam que os dois esportistas realmente merecem a bolsa, são também indicativos de uma margem de progresso que deverá alcançada com o auxílio financeiro dado pela PMA.

“É evidente que, à medida que eles forem recebendo o benefício, façanhas ainda maiores do que essa virão. A nossa expectativa é de que durante o ano de 2012 a competitividade desses atletas melhore, e consequentemente também sejam ampliadas as suas chances competindo em um âmbito norte-nordeste e até mesmo em campeonatos brasileiros”, anuncia Mitidieri.

Competição

Rômulo Sávio, de apenas 16 anos, ficou classificado em 3º lugar geral na competição que era disputada, sobretudo, por atletas veteranos. Vanessa Cruz, de 23 anos, conseguiu, por sua vez, o 1º lugar na categoria de 20 a 25 anos e o 4º lugar na categoria feminina, ficando atrás apenas de grandes nomes da modalidade esportiva; as nossas vizinhas baianas Renata Andrade e Maria Brandão e a paraibana Fabíola Sobral.

Considerado um esporte de resistência e condicionamento, o triathlon envolve três modalidades completamente diferentes. No caso do Sprint Triathlon, os atletas percorrem uma distância de 25.750m. A prova é iniciada com 750m de natação, seguida de 20km de ciclismo e encerrada com 5km da corrida. A prova em que Rômulo e Vanessa competiram foi realizada na Orla do Pôr do Sol, localizada no bairro Mosqueiro, no último dia 4.

“O treinamento é puxado e, além da parte física, esse é um esporte que também requer muita preparação psicológica”, revela Vanessa Cruz. “Para que a gente chegue bem até o fim é preciso fazer um esforço descomunal”, completa. Além do apoio que a atleta conseguiu junto ao município ela aponta a própria cidade como um dos grandes suportes ao seu rendimento. “Aqui em Aracaju nós temos uma vantagem muito grande, pois as provas sempre são feitas na Orla do Pôr do Sol. Esse visual bonito dá um gás a mais e faz toda a diferença para quem está competindo”, enfatiza a atleta.