"Esse trabalho é extremamente importante". A declaração é do auditor do Estado, Sérgio Cruz, feita durante a panfletagem da campanha Inclusão e Cidadania, realizada na manhã desta segunda-feira, 12, no cruzamento das avenidas Francisco Porto e Pedro Valadares. O auditor manifestou o seu ponto de vista no momento em que uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) o abordava para explicar as razões da campanha.
Como Sérgio Cruz, muitas outras pessoas têm manifestado seu apoio à iniciativa, que tem por objetivo retirar crianças, adolescentes e adultos das ruas. O foco da ação são as pessoas que se encontram em situação de rua, de mendicância, ou de trabalho infanto-juvenil. A campanha foi lançada no dia 21 de novembro, tendo como ponto inicial de execução o cruzamento das avenidas Hermes Fontes e Desembargador Maynard.
A ação realizada na manhã desta segunda-feira foi a quarta de uma série que segue até a próxima segunda-feira, 19. A panfletagem e colagem de adesivos nos veículos ocorreu também na Hermes Fontes, exatamente na rótula que dá acesso ao Shopping Jardins, e na 13 de Julho, na rótula que dá acesso ao Shopping Riomar.
O objetivo da campanha é pedir o apoio da sociedade para não dar esmolas, uma vez que crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social devem ser incluídos nos programas socioassistenciais do município de Aracaju. Para viabilizar esse acesso, uma outra vertente da campanha executa o trabalho de abordagem à população de rua, para oferecer a essas pessoas inclusão nos projetos, programas, serviços e benefícios socioassistenciais.