Alunos da rede municipal aprendem a tocar acordeon

Educação
13/12/2011 14h23
Início > Noticias > 48569

Com o objetivo de criar uma orquestra sanfônica formada por alunos da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Funcaju) e a Escola de Artes Valdice Teles, proporciona aos estudantes aulas de acordeon. A ação, que inicialmente atenderá aos alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) Jaime Araújo, José Antônio da Costa Melo, Carvalho Neto e Santa Rita de Cássia, teve sua aula inaugural na tarde de ontem, 12.

Segundo o secretário Municipal de Educação, Antônio Bittencourt Junior, a iniciativa é do prefeito Edvaldo Nogueira, que sempre valoriza a cultura sergipana. "Além de formar músicos, o que se pretende é levar inclusão social. Aliar a capacidade de aprendizagem dos alunos com a vontade de querer conhecer um novo instrumento musical é muito importante. Espero que os alunos aproveitem esta oportunidade ímpar, e que se dediquem ao máximo para aprender a tocar este instrumento que tanto nos encanta, e que se configurou como simbolo cultura nordestina", disse.

O projeto vai contar com o apoio do professor Cleston Batista, que irá ministrar as aulas de acordeon e orientar os estudantes para que aprendam as especificidades deste instrumento. Para o diretor da Escola de Artes, Eugênio Enéas, a iniciativa proporcionará que os alunos conheçam um universo diferente através do aprendizado das teorias musicais e da história do acordeon. "A música é um meio transformador de pessoas, e por isso resolvemos dar esta oportunidade a esses jovens, para que eles desenvolvam seus talentos e possam adquirir o domínio do instrumento musical", afirmou.

Já para o estudante da Emef Jaime Araújo, Paulo Roberto de Oliveira, que sempre teve interesse em aprender a tocar acordeon, esta oportunidade é única. "Já tive contato com o instrumento, mas nunca tive a chance de aprender a tocá-lo, e agora, por conta deste projeto, vou adquirir conhecimentos sobre as notas musicais e como se deve manusear o acordeon", contou.

Projeto

O projeto visa fornecer todo o suporte que os estudantes necessitarem, e para isso, além de proporcionar que os adolescentes tenham acesso a uma aula semanal, a Escola de Artes também abre as suas portas para que os alunos escolham outro dia da semana para treinar e colocar em prática o que aprenderam durante as aulas.

De acordo com o Secretario Antônio Bittencout Júnior, a ideia é que, posteriormente, novas turmas sejam criadas para que novos alunos tenham a oportunidade de participar das aulas de acordeon e de integrar a orquestra sanfônica.