Fundat prestigia lançamento do Programa Aracaju Sem Miséria

Formação para o Trabalho
13/12/2011 15h37
Início > Noticias > 48575

A presidente da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Telma Rios Pimentel, prestigiou o lançamento do programa Sergipe Mais Justo e Aracaju Sem Miséria, lançados nesta terça-feira, 13, pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju. O evento, que aconteceu no anfiteatro do Hotel Parque dos Coqueiros, contou com a presença da ministra do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, Tereza Campello. O programa, que é uma ação integrada entre o Estado e os municípios, terá a participação da Fundat que, ao lado da Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e Secretaria Municipal de Educação (Semed), desenvolverão ações que incrementarão o programa na capital sergipana.

A qualificação profissional está inserida no programa e, a Fundat dará continuidade aos trabalhos que já desenvolve, incrementando-os mais ainda. Somente este ano, a fundação capacitou 4.500 pessoas, dando a sua parcela de contribuição para a preparação de profissionais e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho. Foram 224 turmas divididas entre os mais de 30 cursos que são disponibilizados.

No que diz respeito a empregabilidade, a Fundat  disponibiliza o Balcão de Intermediação de Mão de Obra, setor que mantém um banco de dados contendo o cadastro dos cidadãos que foram capacitados pela fundação, além do recebimento de currículos de cidadãos que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho. Técnicos da fundação visitam as empresas na divulgação desse serviço e, na medida em que as empresas efetuam a solicitação, o balcão envia o profissional de acordo com o perfil desejado.

Também foi lançado um projeto piloto na área da Construção Civil. Após várias reuniões com empresários do ramo e diante da informação sobre as principais necessidades do mercado, foram iniciados os cursos, formando 34 cidadãos, como também a empregabilidade de 100%. No próximo dia 20, mais 65 pessoas estarão concluindo os cursos de gesseiro, pedreiro de estrutura, instalador predial hidráulico e pintor de obras e textura.

Crédito

Com relação ao  Microcrédito, programa que a fundação desenvolve, foi firmada parceria com as instituições financeiras: Caixa, Banco do Brasil, Banese e Banco do Nordeste. A Fundat intermedia o crédito para os empreendedores que desejam iniciar um pequeno negócio, incrementá-lo ou adquirir equipamentos. Os técnicos da fundação elaboram os projetos e acompanham todo o processo para o acesso ao financiamento.